PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Monitoramento, Avaliação, Plano Municipal de Educação, Região centro-oeste

Resumo

Este artigo faz parte do estudo Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da educação (GEPLAGE) e analisa os resultados do processo de monitoramento e avaliação dos PMEs a partir da agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento e sua correção. Apresentou-se estudos parciais por meio da pesquisa tipo Estado do Conhecimento em plataformas, com foco na análise das dissertações, teses e artigos produzidos, nas diferentes regiões do país, de 2015 a 2020, a fim de refletir sobre a produção do conhecimento desta temática. Centralizou-se em buscas na Região Centro Oeste, identificou-se um número reduzido de publicações, o que revelou a necessidade da exploração da temática, pois os estudos sobre Planejamento, monitoramento e avaliação dos PMEs é urgente e necessário para se pensar política educacional atualmente.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro , UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE UEMG/ Passos – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e Docente da Área de Didática e Avaliação da Aprendizagem, junto à UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos-MG.

Ione Barbosa Fonseca , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação – GEPLAGE/UFSCar Sorocaba. 

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Ribeiro , E. V. de J., Fonseca , I. B. ., & Lima, P. G. (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL : O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.1–17. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1025

Edição

Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)