AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

PONTUAÇÕES EMERGENTES E SOLICITAÇÕES NECESSÁRIAS

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Qualidade social, Projeto de Educação

Resumo

O presente texto traz para debate e reflexão os temas “avaliação e qualidade”, considerados em articulação no campo da educação, cujas pontuações emergentes e solicitações recorrentes nos e para os sistemas educacionais e escolas públicas de educação básica  são cruciais, considerando que num tempo de implementação de um Plano Nacional de Educação no Brasil (2014-2024), complexidades estão postas, frente à problemática da democracia vivenciada pelos brasileiros e a pandemia em nível mundial decorrente da covid-19. Em suma, a avaliação educacional emancipadora e transformadora em articulação com a qualidade socialmente referenciada tem relação com um determinado projeto de nação. Para tanto, a tentativa é para pelo menos se aproximar do horizonte pretendido, que novas bases comecem a ser edificadas, mesmo que nos interstícios de um sistema capitalista. A tarefa está posta para todos os pesquisadores, gestores da educação, educadores em geral, desde que empenhados na promoção humana e social de todos, sem exceções, com vistas a uma sociedade democrática.

Biografia do Autor

Maria Alice de Miranda Aranda, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pelo PNPD/CAPES, sob a supervisão do Prof. Dr. Antônio Bosco de Lima. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e  Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa dos Grupos de Estudos e Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação - GEPGE” e “Conselhos Municipais da Educação no Brasil - GEP CMEBr”.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Aranda, M. A. de M. . (2023). AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: PONTUAÇÕES EMERGENTES E SOLICITAÇÕES NECESSÁRIAS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p. iv-xii. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1124