AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
PONTUAÇÕES EMERGENTES E SOLICITAÇÕES NECESSÁRIAS
Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Qualidade social, Projeto de EducaçãoResumo
O presente texto traz para debate e reflexão os temas “avaliação e qualidade”, considerados em articulação no campo da educação, cujas pontuações emergentes e solicitações recorrentes nos e para os sistemas educacionais e escolas públicas de educação básica são cruciais, considerando que num tempo de implementação de um Plano Nacional de Educação no Brasil (2014-2024), complexidades estão postas, frente à problemática da democracia vivenciada pelos brasileiros e a pandemia em nível mundial decorrente da covid-19. Em suma, a avaliação educacional emancipadora e transformadora em articulação com a qualidade socialmente referenciada tem relação com um determinado projeto de nação. Para tanto, a tentativa é para pelo menos se aproximar do horizonte pretendido, que novas bases comecem a ser edificadas, mesmo que nos interstícios de um sistema capitalista. A tarefa está posta para todos os pesquisadores, gestores da educação, educadores em geral, desde que empenhados na promoção humana e social de todos, sem exceções, com vistas a uma sociedade democrática.
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