AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDAS POR UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Qualidade da Educação, Educação Superior

Resumo

Neste texto apresentamos experiências pioneiras de avaliação construídas no seio de algumas Universidades Brasileiras nos anos de 1990, caso das avaliações desenvolvidas pelas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Essas experiências de avaliação contrastam com as políticas oficiais para a avaliação da educação superior implementadas naquele mesmo período, considerando que a iniciativa de autoavaliação das Instituições feita por adesão (PAIUB) é substituída pela obrigatoriedade de outro instrumento de avaliação (ENC/Provão) imposto pelo Ministério da Educação (MEC). Observa-se que essas experiências de avaliação foram marcadas pela coleta de dados realizadas por meio de questionários e entrevistas a estudantes e professores, somada a participação de avaliadores externos e da meta-avaliação como componentes do processo de autoavaliação institucional.

Biografia do Autor

Regilson Maciel Borges, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor Adjunto do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal de Lavras. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Borges, R. M. . (2023). AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDAS POR UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.xxii-xxxi. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1126