AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDAS POR UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Qualidade da Educação, Educação SuperiorResumo
Neste texto apresentamos experiências pioneiras de avaliação construídas no seio de algumas Universidades Brasileiras nos anos de 1990, caso das avaliações desenvolvidas pelas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Essas experiências de avaliação contrastam com as políticas oficiais para a avaliação da educação superior implementadas naquele mesmo período, considerando que a iniciativa de autoavaliação das Instituições feita por adesão (PAIUB) é substituída pela obrigatoriedade de outro instrumento de avaliação (ENC/Provão) imposto pelo Ministério da Educação (MEC). Observa-se que essas experiências de avaliação foram marcadas pela coleta de dados realizadas por meio de questionários e entrevistas a estudantes e professores, somada a participação de avaliadores externos e da meta-avaliação como componentes do processo de autoavaliação institucional.
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