PRIMEIROS CONTATOS COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO:
RELATOS DE GESTORES E DOCENTES
Palavras-chave:
Lei nº 13.415/2017, Entrevistas, Educação Básica.Resumo
A investigação que será apresentada nas próximas páginas tem como objetivo compreender, através do relato de gestores e docentes de duas escolas da rede pública do estado de São Paulo, como se deram os primeiros contatos com a Lei nº 13.415/2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na perspectiva teórico-metodológica do Materialismo Histórico-Dialético. Como técnica de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes de duas escolas públicas pertencentes à rede estadual de São Paulo. Através do estudo, conclui-se que o autoritarismo foi uma marca indelével da Lei nº 13.415/2017, desde a sua origem e primeira formulação como MP nº 746/2016, que foi publicizada no contexto de emergência de um governo golpista e com o recurso a uma medida provisória que alijou os sujeitos da educação dos debates, até a sua chegada à rede paulista anos depois, a ponta final do processo.
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