PRIMEIROS CONTATOS COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO:

RELATOS DE GESTORES E DOCENTES

Autores

Palavras-chave:

Lei nº 13.415/2017, Entrevistas, Educação Básica.

Resumo

A investigação que será apresentada nas próximas páginas tem como objetivo compreender, através do relato de gestores e docentes de duas escolas da rede pública do estado de São Paulo, como se deram os primeiros contatos com a Lei nº 13.415/2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada na perspectiva teórico-metodológica do Materialismo Histórico-Dialético. Como técnica de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes de duas escolas públicas pertencentes à rede estadual de São Paulo. Através do estudo, conclui-se que o autoritarismo foi uma marca indelével da Lei nº 13.415/2017, desde a sua origem e primeira formulação como MP nº 746/2016, que foi publicizada no contexto de emergência de um governo golpista e com o recurso a uma medida provisória que alijou os sujeitos da educação dos debates, até a sua chegada à rede paulista anos depois, a ponta final do processo.

Biografia do Autor

André Randazzo Ortega

Mestre em educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do HISTEDBR – UFSCar-So. Professor de Educação Básica na rede privada de ensino.

Joana D’arc Germano Hollberbach, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Rafael Oliveira Veiga Santos, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Vereador do município de Nepomuceno, MG.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Randazzo Ortega, A. ., D’arc Germano Hollberbach, J. ., & Oliveira Veiga Santos, R. . (2024). PRIMEIROS CONTATOS COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: : RELATOS DE GESTORES E DOCENTES . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.208–218. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1146

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

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