EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL:
REVISÃO INTEGRATIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Formação de professores., Políticas educacionais, Educação do Campo.Resumo
Este estudo articula a formação de professores às políticas educacionais para educação do campo. Tem como objetivo analisar as ações políticas direcionadas à formação de professores no Brasil dos últimos anos, em relação aos docentes que atuam nas escolas do campo, com abordagem qualitativa, pesquisa documental e análise interpretativa. O aporte teórico conta com reflexões sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), o Programa Escola Ativa (PEA), o Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, o Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID) e o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação no Campo (PROCAMPO). Os resultados indicam avanços positivos sobre o tema em debate, excepcionalmente por destacarem a cultura, a identidade, os saberes e os fazeres cotidianos dos povos do campo, incorporando-os aos processos formativos dos profissionais da educação.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.