EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL:

REVISÃO INTEGRATIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores., Políticas educacionais, Educação do Campo.

Resumo

Este estudo articula a formação de professores às políticas educacionais para educação do campo. Tem como objetivo analisar as ações políticas direcionadas à formação de professores no Brasil dos últimos anos, em relação aos docentes que atuam nas escolas do campo, com abordagem qualitativa, pesquisa documental e análise interpretativa. O aporte teórico conta com reflexões sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), o Programa Escola Ativa (PEA), o Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, o Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID) e o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação no Campo (PROCAMPO). Os resultados indicam avanços positivos sobre o tema em debate, excepcionalmente por destacarem a cultura, a identidade, os saberes e os fazeres cotidianos dos povos do campo, incorporando-os aos processos formativos dos profissionais da educação.

Biografia do Autor

Jefferson Luis da Silva Cardoso, Universidade da Amazônia

Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA.

Rosângela Araújo Darwich, Universidade da Amazônia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia – UNAMA

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Luis da Silva Cardoso, J. ., & Araújo Darwich, R. . (2024). EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: : REVISÃO INTEGRATIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.441–451. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1170

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES