DA EDUCAÇÃO QUE TEMOS PARA A EDUCAÇÃO POSSÍVEL:
PISTAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação brasileira, Planejamento educacional, Políticas públicas educacionais.Resumo
O propósito deste estudo foi de discutir as relações entre o planejamento educacional proposto nas legislações e documentos, às solicitações e necessidades da sociedade brasileira, e a concretude das ações desenvolvidas em nosso país mediante as políticas públicas educacionais. O estudo foi conduzido por uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, utilizando como fontes alguns referenciais da literatura especializada, bem como base legal e documental pertinentes. Ao fim do estudo observou - se a necessidade de ações e estratégias no cenário nacional educacional que rompam o processo historicamente construído, no âmbito das políticas públicas educacionais brasileiras, oportunizando caminhos que levem a uma educação pública de qualidade efetiva para todos, mediante a articulação do poder público e do poder local, assim como o envolvimento da sociedade civil, das universidades e demais sujeitos do cenário educacional. Novas pesquisas sobre o tema são necessárias e importantes para o delinear os caminhos que precisam ser implementados.
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