LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UMA REVISÃO DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS DA CAPES

Autores

  • Ana Luíza Casasanta Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karine Halmenschlager Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizandro Maurício Brick Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Conselhos Municipais da Educação. Educação Especial e Inclusiva. Teses e Dissertações.

Resumo

Derivada de uma pesquisa maior, cujo objetivo era  apontar limites e as potencialidades de atuação dos CMEs a partir de uma ampla revisão de literatura, este trabalho tem como intuito debater sobre como a articulação entre políticas públicas voltadas à educação especial e a atuação dos conselhos municipais da educação aparece em trabalhos indexados na base de dados da CAPES. Foi possível identificar que apenas 3 trabalhos evidenciaram, dentre os estudos localizados, a complexa relação entre Estado, CMEs e Políticas Públicas da Modalidade de Educação Especial. A partir disso,  discutimos sobre a importância desta política e o fato de que, apesar de ser uma característica humana, pessoas com deficiência foram e são historicamente submetidas a uma opressão social que criam barreiras que, por muitas vezes, dificultam a viabilização do seu direito à  educação.

Biografia do Autor

Ana Luíza Casasanta Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina e Graduada em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia.  

Karine Halmenschlager, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre (2010) e Doutora (2014) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina

É professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2017) e mestre (2012) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, licenciado em Física (2010). Coordena o Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC). Participa como membro dos grupos de pesquisa CEUCI (http://ceuci.ufsc.br/) e GEPECISC. 

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Garcia, A. L. C., Halmenschlager, K., & Brick, E. M. (2020). LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS DA CAPES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.772–776. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/762

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL