MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, DOS DOCENTES E DE UMA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Múltiplas Linguagens. Currículo. Docentes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre as múltiplas linguagens das crianças e dos docentes dentro da pedagogia da educação infantil a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para tal, foram consultados as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o parecer CNE/CEB Nº: 20/2009, o currículo da Educação Infantil da Cidade de São Paulo, além de artigos acadêmicos por meio das plataformas Scielo e Google Acadêmico, como forma de refletir como as múltiplas linguagens se fazem presentes.

Biografia do Autor

Lidiane Cristina Loiola Souza, Universidade de CampinasUnicamp

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Campinas – (Unicamp).

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica n.05 de 17/12/2009 (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação. Infantil, Brasília : MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 20, de11 de novembro de 2009. Brasília: MEC. CNE/CEB, 2009.

FIGUEIREDO, N. Método e metodologia na pesquisa científica. 2ª ed. São Paulo. Yendis, 2007.

GOBBI, M. Múltiplas linguagens de meninos e meninas e a Educação Infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

MINAYO, M. C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, I. A. C., O conselho municipal de educação como mecanismo de Instituição da gestão democrática: um estudo de caso sobre as ações do Conselho Municipal de Educação de Maricá. Dissertação (Mestrado em Educação). São Gonçalo-RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro´- UFRJ, 2011. Não disponível online.

RICHTER, S.; BARBOSA, M. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 35, núm. 1, enero-abril, 2010, pp. 85-95. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil. São Paulo: SME/DOT, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Souza, L. C. L. (2020). MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, DOS DOCENTES E DE UMA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.794–798. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/823

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL