O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO/SP

Autores

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação, Gestão democrática, referenciada, São Miguel Arcanjo/SP

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar os principais mecanismos e estratégias que orientam a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo/SP. Seu desenvolvimento foi orientado pela avaliação de processos à luz da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental das atas das reuniões deste conselho gestor, bem como, através de leis e decretos municipais, entrevistas semiestruturadas com membros atuantes no Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo/SP no ano de 2018 e por meio de estudo teórico de referenciais da área da pesquisa. Os resultados apontam que a dimensão de mecanismos e estratégias para a consecução da gestão democrática configura-se ainda num desafio para este colegiado, o qual anseia por maiores estudos, bem como por uma maior articulação de seus membros, no sentido de efetivar um processo de participação com consequente compreensão de sua imprescindível atuação junto ao poder público municipal em prol da população do município. Espera-se que este estudo possa contribuir com reflexões aos Conselhos Municipais de Educação, inclusive o estudado, identificando fragilidades, avanços e perspectivas quanto aos movimentos de participação social na qualidade socialmente referenciada da educação.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar/Sorocaba

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, UFSCar/Sorocaba

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Ribeiro, E. V. de J., Silva, P. R. S. e, & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.160–204. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/868