O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SALTO DE PIRAPORA/SP

Autores

Palavras-chave:

Salto de Pirapora-SP, Gestão democrática, Qualidade socialmente referenciada, Conselho Municipal de Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada na cidade, Salto de Pirapora, região Metropolitana de Sorocaba (RMS), sob a abordagem qualitativa. Destaca-se nesta edição três momentos da pesquisa: A caracterização do Município no contexto econômico, social e cultural, quanto a qualidade de equidade de ensino, ensejados no Conselho Municipal de Educação no município. A percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Salto de Pirapora/SP quanto à concepção de qualidade, gestão democrática e participação. O caminho percorrido compreendeu metodologicamente entrevistas com os representantes do CME de Salto de Pirapora. E por fim, análise sobre a formulação das políticas de educação voltadas ao exercício do Conselho Municipal de Educação, considerando os respectivos sistemas municipais de ensino, as condições de atuações, as representatividades participativas das demandas sociais e institucionais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a ampliação das discussões sobre a gestão no Conselho Municipal de Educação do município de Salto de Pirapora/SP e nos demais municípios.

Biografia do Autor

Noêmia de Carvalho Garrido, GEPLAGE/UFSCar-Sorocaba

Doutora em Ciências da Educação pela UTAD – Portugal. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estados, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Líder da linha de Pesquisa GEPESEJA/GEPLAGE/UFSCAR/Sorocaba – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social e Educação de Jovens e Adultos. Professora de Educação de Jovens e Adultos na FUMEC/Campinas/SP.

Izabel de Carvalho Gonçalves Dias, GEPLAGE/UFSCar-Sorocaba

Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL/Campus Americana.

Rute de Carvalho Angelini, GEPLAGE/ UFSCar-Sorocaba

Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL/Campus Americana. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente do PPGED UFSCar campus Sorocaba/SP.

Viviane da Silva Silveira, UFSCar/Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR/Sorocaba. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente do PPGED UFSCar campus Sorocaba/SP.

Paulo Gomes Lima, UFSCar-Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Garrido, N. de C., Dias, I. de C. G., Angelini, R. de C., Silveira, V. da S., & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SALTO DE PIRAPORA/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.244–281. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/870