O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM/SP

Autores

Palavras-chave:

Votorantim-SP, Qualidade socialmente referenciada, Gestão democrática, Conselho Municipal de Educação

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a criação, os processos de implementação e a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de Votorantim/SP, à luz de revisão bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Trata-se de uma pesquisa que se subdividiu em três partes, sendo a primeira dedicada à compreensão do local epistemológico de estudo, em termos geográficos e educacionais, a segunda à análise documental e a terceira à pesquisa de campo. O presente exposto é, portanto, parte do método de exposição, que envolve discussão dos atuais encaminhamentos do colegiado de Votorantim, principalmente quanto à gestão democrática e qualidade socialmente referenciada. As considerações finais apontam para a relevância da atuação do órgão diante da promoção da qualidade em educação no contexto municipal, tendo como referência o olhar de sua representatividade.

Biografia do Autor

Katlin Cristina de Castilho, UFSCar/Sorocaba

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Castilho, K. C. de, & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.282–317. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/871