O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE PILAR DO SUL/SP

Autores

Palavras-chave:

Pilar do Sul-SP, Qualidade socialmente referenciada, Gestão democrática, Conselho Municipal de Educação

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os principais mecanismos e estratégias que orientam a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de Pilar do Sul. O desenvolvimento deste estudo foi orientado pela avaliação de processos à luz da abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental das atas das reuniões deste conselho gestor, bem como, através de leis e decretos municipais, entrevistas semiestruturadas com membros atuantes no Conselho Municipal de Educação de Pilar do Sul no ano de 2017 e por meio de bibliografias da área. Os resultados apontam que a dimensão de mecanismos e estratégias para a consecução da gestão democrática configura-se ainda num desafio para este colegiado, o qual anseia por maiores estudos com consequente melhor compreensão de sua imprescindível atuação junto ao poder público municipal em prol da população pilarense. Espera-se que este estudo possa contribuir com reflexões aos Conselhos Municipais de Educação, inclusive o estudado, identificando fragilidades, avanços e perspectivas quanto aos movimentos de participação social na qualidade socialmente referenciada da educação.

Biografia do Autor

Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de Melo, UNESP/Rio Claro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – (UNESP-Rio Claro); Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba), Professora de Educação Básica da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar/Sorocaba

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Melo, E. P. C. B. N. de, Santos, J. M. O., & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE PILAR DO SUL/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.100–159. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/872