O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE IPERÓ/SP

Autores

Palavras-chave:

Iperó/SP, Conselho Municipal de Educação, Qualidade socialmente referenciada, Gestão democrática

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a atuação do Conselho Municipal de Educação de Iperó/SP no processo de construção da gestão democrática e da qualidade social da educação. Para o desenvolvimento deste estudo, recorreu-se a autores que abordam o tema e suas correlações e documentos tais como legislação municipal sobre o Conselho e atas das reuniões realizadas por esse órgão, além da Constituição Federal de 1988, LDB nº 9394/96, bem como foi orientado metodologicamente por meio da pesquisa qualitativa e utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas cinco entrevistas aplicadas aos membros ativos do Conselho Municipal de Educação de Iperó; estas foram gravadas e depois transcritas, e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Infere-se que Iperó/SP apresenta-se, por meio da legislação municipal, como um município que tem tentado caminhar em busca de uma educação de qualidade. No que se refere ao C.M.E./Iperó/SP, há a necessidade de uma melhor compreensão no sentido coletivo sobre o papel do Conselho. Este tem tentado avançar na atuação no processo da gestão democrática; contudo ainda existem entraves, e os avanços nesse sentido precisam continuar. Dessa maneira, espera-se que esta pesquisa contribua para a reflexão sobre o papel dos conselhos municipais de educação, para o processo da gestão democrática e para o alcance de uma qualidade socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Jurany Leite Rueda, USP

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação (PPGED) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES).

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar/Sorocaba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba) e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Rueda, J. L., Santos, J. M. O., & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE IPERÓ/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.349–383. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/874