PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014-2024

UM DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE 15 ANOS

Autores

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Alfabetização, Erradicação do analfabetismo

Resumo

Este trabalho analisa o texto da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2014) e sua materialização no contexto educacional, tendo em vista o prazo de 10 anos para o cumprimento das metas propostas. Dentre as vinte metas existentes, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foi examinada a meta nove e suas estratégias para alfabetização da população com 15 anos ou mais. Os resultados apontam que, a erradicação do analfabetismo e a universalização da alfabetização, ambas, possivelmente não serão alcançadas devido à desigualdade social e a incidência de evasão escolar dessa população.

Biografia do Autor

Rozemeiry Moreira, UFMS/Três Lagoas

Professora Doutora em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ Três Lagoas). Grupo de Estudos e Pesquisas Processo(s) de gestão e formação docente/CNPq – (UFMS/CPTL).

Pablo Afonso Silva, UFMS/Três Lagoas

Graduando do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas), integrante do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GForP-UFMS/CPTL) – Mato Grosso do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Moreira, R., & Silva, P. A. (2020). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014-2024: UM DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE 15 ANOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.524–530. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/885

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO