CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (C.M.E) DE BARRA DO GARÇAS/MT

HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

: Conselhos Municipais de Educação, História, Estado de Mato Grosso

Resumo

Este artigo visa apresentar a linha do tempo com a sistematização de dados do município de Barra do Garças, observada sua constituição histórica e legislação. Para isso, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental, com observações in loco de dados históricos (leis, resoluções, pareceres e decretos) e pesquisa de campo (entrevista com o presidente do Conselho Municipal de Educação de Barra do Garças/MT). Essa investigação é de fundamental importância para se ter um panorama das ações legislativas do Conselho Municipal de Educação (CME), além disso, é imprescindível pontuar que estudos desta magnitude têm sua relevância quando sinalizam o registro histórico do CME, a sistematização e o tratamento analíticos desses dados numa abordagem crítica.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós Doutoranda e Bolsista PNPD na PUCRS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças/MT. Tem experiência na área da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: universidade, internacionalização, formação de professores, pós-graduação e políticas educacionais. É lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT). Membro do Centro de Estudos de Educação Superior (CEES) e da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES).

José Nogueira de Moraes, Centro Universitário Cathedral - UniCathedral

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidad Central Marta de Abreu de Las Villas - Cuba (2007) / Reconhecimento (art. 48, §3º, LDB) Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP - Brasil. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1988). Especialista em Língua Portuguesa-Redação pela CAPES (1983). Especialista em Supervisão Escolar pela Univesidade Federal de Mato Grosso (1982). Graduado em Direito pela Associação Goiana de Ensino (1977). Licenciado em Letras Modernas - Francês pela Universidade Federal de Goiás (1973). Atualmente é professor do Centro Universitário Cathedral - UniCathedral. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Direito da UniCathedral. Membro do colegiado do curso de Direito da UniCathedral. Conselheiro e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Barra do Garças - Mato Grosso - Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-12

Como Citar

Nez, E. de, & Moraes, J. N. de. (2020). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (C.M.E) DE BARRA DO GARÇAS/MT: HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.48–60. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/894