ORGANIZAÇÃO, REPRESENTATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO

OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO

Autores

Palavras-chave:

Conselhos Municipais de Educação, Organização, Representatividade, Participação

Resumo

Este texto, resultado parcial de pesquisa mais ampla sobre Conselhos Municipais de Educação, apresenta um estudo sobre os Conselhos Municipais de Educação de Goiás, especificamente dos municípios de Jataí, Rio Verde e Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano, analisando os conceitos de organização, representatividade e participação no contexto dos CMEs referidos. Os dados foram coletados junto à legislação dos referidos conselhos, que integram o  Polo 1 do sudoeste goiano, e  foram sistematizados e analisados sob a perspectiva crítica, levando em conta o que a literatura brasileira apresenta e discute a respeito das bases sobre as quais se assentam os Conselhos. Para a finalidade deste texto, apenas as categorias mencionadas serão discutidas e analisadas. Inicialmente, o texto discute a importância dos Conselhos Municipais de Educação, depois trata das categorias elencadas e dos dados coletados. Autores como Raimann; Santos (2018); Raimann; Baraúna (2019); Lima (2014; 2014); Bordignon (2008) e Teixeira (2004) são destacados no texto. Os dados dão conta de mostrar que, apesar de o processo democrático e participativo ser apontado nos documentos oficiais, tal realidade está longe de ser garantida nos referidos conselhos, sinalizando uma possível realidade em todo o território nacional.

Biografia do Autor

Ari Raimann, Universidade Federal de Jataí

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Goiás.  É líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas - Nufope . Doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Foi coordenador do Curso de Pedagogia da UFG/REGIONAL JATAÍ. No período de 2013-2015 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação UFG/REGIONAL JATAÍ. Na gestão da Universidade exerceu o cargo de vice-diretor da Unidade Acadêmica Especial de Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-12

Como Citar

Raimann, A. (2020). ORGANIZAÇÃO, REPRESENTATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO: OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.61–80. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/896