GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Palavras-chave:
Gestão educacional, Gestão democrática, Lei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalResumo
O presente texto discute possibilidades e limites da escola pública brasileira para a transformação da sociedade a partir da perspectiva da gestão educacional, em especial da gestão democrática. Nesse sentido, busca tecer uma breve reflexão acerca da gestão democrática da escola pública no Brasil pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, inserindo a discussão sobre o tema em um contexto mais amplo, como o das reformas políticas e educacionais que se iniciam principalmente a partir da década de 1990. Entende-se que o exercício da gestão democrática tem como pano de fundo contextos políticos e sociais mais amplos que não podem ser desconsiderados em sua análise, contudo, apresenta-se como um caminho para transformações na prática educativa que se mostram tão necessárias. A escola pública deve ter como fim a transformação da sociedade articulada à transformação dos sujeitos que nela atuam.
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