GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Gestão educacional, Gestão democrática, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Resumo

O presente texto discute possibilidades e limites da escola pública brasileira para a transformação da sociedade a partir da perspectiva da gestão educacional, em especial da gestão democrática. Nesse sentido, busca tecer uma breve reflexão acerca da gestão democrática da escola pública no Brasil pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, inserindo a discussão sobre o tema em um contexto mais amplo, como o das reformas políticas e educacionais que se iniciam principalmente a partir da década de 1990. Entende-se que o exercício da gestão democrática tem como pano de fundo contextos políticos e sociais mais amplos que não podem ser desconsiderados em sua análise, contudo, apresenta-se como um caminho para transformações na prática educativa que se mostram tão necessárias. A escola pública deve ter como fim a transformação da sociedade articulada à transformação dos sujeitos que nela atuam.

Biografia do Autor

Eduardo Jesus Tavares, Unesp/Araraquara

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Unesp - Araraquara). E

Silvio Henrique Fiscarelli, Unesp/Araraquara

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Unesp) e professor na mesma instituição - Depto de Educação Escolar. 

Denise Marina Ramos, IFSP/Barretos

Doutora em Educação Especial. Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Barretos).

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, seção 1, n. 248, dez. 1996.
DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas de gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FLACH, S. F.; SAKATA, K. L. S. O princípio da gestão democrática na educação pública e sua efetivação no âmbito do sistema municipal de ensino de Ponta Grossa-PR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n. 2, p. 549 – 569, mai./ago. 2016.
FLACH, S. F. Avanços e limites na implementação da qualidade social da educação na política educacional de Ponta Grossa - gestão 2001-2004. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.
GIROUX, H.; SIMON, R. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. p. 93-124.
LÜCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
MICHELS, M. H. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006.
OLIVEIRA, D. A. A gestão democrática da educação no contexto da reforma do Estado. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 91-112.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2012.
PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010.
PARO, V. H. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. l 74, p. 255-290, maio/ago. 1992.
SOUZA, A. R. Explorando e construindo um conceito de gestão democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 03, p.123-140, dez. 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-18

Como Citar

Tavares, E. J., Fiscarelli, S. H., & Ramos, D. M. (2020). GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.603–609. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/898

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN