INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão escolar, Síndrome de Down

Resumo

Reconhecendo a importância e os desafios da inclusão escolar, o presente trabalho busca examinar como ocorre a inclusão de dois alunos com Síndrome de Down na educação infantil, na percepção de uma professora. O estudo foi desenvolvido no âmbito da disciplina “Trabalho Docente no Contexto da Inclusão Escolar”, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Unesp - Araraquara. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e qualitativa. Aplicou-se um questionário com uma professora que atua na educação infantil em uma sala de aula regular que conta com dois alunos com Síndrome de Down, em uma escola particular de um município do interior do estado de São Paulo. Os resultados indicaram que apesar dos desafios, os estudantes com Síndrome de Down têm vivenciado experiências de aprendizagem satisfatórias no âmbito da sala de aula regular. Inferiu-se, ainda, que a família também assume importante papel para a efetivação da inclusão escolar.

Biografia do Autor

Eduardo Jesus Tavares, Unesp/Araraquara

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (FCLAR/Unesp - Araraquara).

Denise Marina Ramos, IFSP/Barretos

Doutora em Educação Especial. Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Barretos). 

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

Tavares, E. J., & Ramos, D. M. (2020). INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.664–670. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/899

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL