A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Relação Universidade-Educação Básica, Universidade

Resumo

Este trabalho é parte da dissertação Pelo diálogo entre a Universidade e a Educação Básica: um estudo sobre as Licenciaturas da UFSCar – campus Sorocaba” e trata sobre Universidade, Educação Básica e a interação entre ambas, objetivando estabelecer relações entre as ações que visam aproximar os dois níveis de ensino. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que o eixo teórico-metodológico constitui-se de levantamento bibliográfico especializado sobre a temática no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e outras plataformas como Scielo, Redalyc e Google Acadêmico. Em pesquisas recentes, observa-se que a relação entre escola e universidade, enquanto processo de aprendizagem colaborativa, estabelece uma conexão entre ações e discursos, possibilitando a renovação constante de saberes. Os resultados da pesquisa revelaram que a relação entre a universidade e a educação básica é necessária e relevante, no entanto, ainda é insuficiente.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba/SP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba). Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP. Membro do GEPLAGE.

Sílvio César Moral Marques , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Sorocaba/SP)

Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba).

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Dias , A. R. M. ., & Marques , S. C. M. . (2021). A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.143–152. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/981

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR