AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) COM OS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA (IQEIP)

Autores

  • Daiane Aparecida Borges do Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Palavras-chave:

Autoavaliação. Participação. Qualidade. Educação Infantil.

Resumo

Esse trabalho pretende comunicar uma síntese do resultado da pesquisa Autoavaliação Institucional Participativa (AIP): experiência de um Centro de Educação Infantil (CEI) com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP) realizada no segundo semestre de 2020. O estudo investiga o processo de implementação da AIP por meio do uso dos IQEIP em uma instituição de Educação Infantil no município de São Paulo, compreendendo o papel dos gestores nesse processo. Trata-se de uma pesquisa educacional com abordagem qualitativa, conforme propõem Lüdke e André (1986), caracterizada como estudo de caso. Como procedimentos de pesquisa, utilizamos levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora. A análise dos dados foi realizada segundo a análise de conteúdo proposta por Franco (2012). Em nossos resultados, a pesquisa evidenciou que a AIP pode ser transformadora desde que seja um processo de construção reflexiva com a participação de todos os atores envolvidos, por meio do diálogo, da escuta e da partilha de responsabilidades.

Biografia do Autor

Daiane Aparecida Borges do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Referências

BONDIOLI, A.; SAVIO, D. (Orgs). Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Trad: Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: UFPR, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2019.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra LTDA, v. 199, 1967.

FRANCO, M.L.P.B. Análise de conteúdo. 4.ed. Brasília: Liber Livro, 2012.

LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências: perspectivas da Avaliação. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Trad: Magda frança Lopes. Porto alegre: Artmed, 2003.

ORSOLON, L. A. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. Dissertação de mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

PARO, V. H. Gestão democrática da Educação Pública. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2016.

PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino? 2.ed. São Paulo: Intermeios, 2018.

SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME /DOT, 2016. Disponível em: https://www.sinesp.org.br/images/9_-_INDICADORES_DE_QUALIDADE_NA_EDUCACAO_INFANTIL_PAULISTANA.pdf. Acesso em: 28 mar.2019.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TOZONI REIS, M.F.C. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Nascimento, D. A. B. do. (2021). AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI) COM OS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA (IQEIP). Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.281–285. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/984

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL