A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AS INFLUÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Autores

Palavras-chave:

Educação. Políticas públicas. Desenvolvimento econômico.

Resumo

Este trabalho buscou contextualizar historicamente o desenvolvimento da educação no Brasil e as influências do desenvolvimento econômico a partir do final do século XIX. A educação no século XX passou a atender em grande escala, com um aumento expressivo em matrículas apesar do déficit histórico e teve como legados importantes, a implantação dos programas de pós-graduação que produziram trabalhos consistentes e o projeto da LDB/96, que teve ênfase na qualidade social. Foi um período de grande avanço nas pesquisas em educação, não faltando conhecimentos ou recursos para resolver os problemas, porém a falta de vontade política prevaleceu. As tarefas para o século XXI deverão ser a organização e a instalação de um sistema de ensino universal e a erradicação do analfabetismo. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e espera-se com este artigo contribuir para o melhor entendimento da educação na atualidade considerando a sua complexidade.

Biografia do Autor

Katya Bonfim Ataides Smiljanic, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Smiljanic, K. B. A. . (2021). A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AS INFLUÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.133–142. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/985

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 4 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RECORTES HISTÓRICOS