DIMENSÃO DA OFERTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

UM OLHAR PARA A META 1 DO PNE

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Políticas Públicas. PNE (2014-2024) . Direito à creche.

Resumo

A constituição identitária das profissionais responsáveis pela educação e cuidado de bebês e crianças pequenas, em creches, é um tema importante para a elaboração de pautas formativas e de políticas educacionais voltadas à valorização da docência. Neste texto, discutimos aspectos da constituição identitária de professoras de educação infantil, trazendo à cena, histórias de vida e percursos profissionais de três docentes que vivenciaram importantes movimentos de mudança tanto no que se refere à legislação sobre Educação Infantil no país, como à reconfiguração do sistema municipal de ensino de São Paulo, em cumprimento ao disposto pela LDB 9394/ 1996. A pesquisa fundamenta-se em princípios e métodos da abordagem qualitativa, a saber: pesquisa bibliográfica e documental; entrevista não diretiva com foco na história de vida. A análise possibilitou compreender a importância da formação (inicial e continuada) no processo de desenvolvimento do sentimento de pertencimento  profissional – fator primordial à constituição das identidades docentes.

Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, identidade, creche e políticas educacionais.

Claudia Meire Rodrigues, Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP na Educação Infantil e na faculdade Anhanguera no curso de Pedagogia, na Pós-graduação em Psicopedagogia e Didática da Alfabetização.  Aluna especial na disciplina "Financiamento da Educação Básica no Brasil", na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Silva, D. A., & Rodrigues, C. M. (2021). DIMENSÃO DA OFERTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UM OLHAR PARA A META 1 DO PNE. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.123–132. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/986

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN