https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/issue/feed Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq 2023-05-26T02:33:12+00:00 Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br Open Journal Systems <p>Os "<strong><span style="text-decoration: underline;">Colóquios de Políticas e Gestão da Educação</span></strong>" é um evento de periodicidade anual, desenvolvido pelo Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação (GEPLAGE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Sorocaba.&nbsp; O GEPLAGE tem por finalidade desenvolver estudos e pesquisas sobre a relação entre Estado, políticas públicas, planejamento , avaliação e gestão da educação com especial atenção às esferas nacional, estaduais, municipais e à interseção das políticas e gestão de redes e escolas, bem como o nível de articulação das mesmas com a universidade brasileira, seu papel no Mercosul, inferências e encaminhamentos para a universalização, democratização e humanização do acesso e qualidade de ensino e sua relação (ou não) com as&nbsp; políticas supranacionais.&nbsp;</p> https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1120 IDENTIDADES, ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS 2023-05-23T00:14:54+00:00 Denise Silveira silveiradenise13@gmail.com Gisele Morales giselemorales20@gmail.com <p>Essa comunicação é uma reflexão da pesquisadora diante das políticas públicas que envolvem os alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) que ela como educadora observa, principalmente durante toda essa fase como professora na Educação básica, observando os retrocessos e avanços das políticas públicas com a inclusão, assim ela faz essa conversa com alguns autores e faz alguns questionamentos.&nbsp; &nbsp;</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1091 EXAMES DE CERTIFICAÇÃO NO ESTADO DE GOIÁS 2023-05-22T02:56:38+00:00 Ana Santana Moreira ana1fisica@gmail.com Lucas Martins de Avelar lucasmavelar@gmail.com Rones de Deus Paranhos paranhos@ufg.br <p>Esta pesquisa se vincula ao Centro Memória Viva: Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste (CMV) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é compreender as características e estrutura educacional dos exames de certificação (Exames de Madureza, Exames Supletivos e ENCCEJA) no contexto do Estado de Goiás. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de caráter documental e historiográfico. As fontes foram obtidas junto ao CMV e a Secretaria de Educação de Goiás (Seduc/GO). As análises evidenciam que a dinâmica dos exames respondeu às finalidades educacionais historicamente desenhadas para a educação de adultos no cenário nacional e local. Espera-se com este estudo, contribuir com o desdobramento de investigações históricas que tomem a educação de jovens, adultos e idosos no estado de Goiás como objeto.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1092 CÍRCULOS DE CULTURA EM GOIÂNIA 2023-05-22T03:05:30+00:00 Cláudia Borges Costa cbc2111@gmail.com Maria Margarida Machado mmm2404@ufg.br <p>O artigo trata de uma experiência que fez parte da história da educação de pessoas jovens, adultas e idosas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), na década de 1990, denominada Círculos de Cultura. O percurso metodológico da pesquisa analisou fontes bibliográficas e documentos produzidos pela experiência, dentre eles os cadernos de registro dos alfabetizadores, folder, projetos e relatórios. O aporte teórico principal foram obra de Paulo Freire para compreensão da sua concepção sobre Círculos de Cultura e da apropriação dessa na experiência de educação de adultos por essa secretaria municipal. As reflexões indicam que os Círculos de Cultura se constituíram como importante recurso político-pedagógico para a alfabetização de adultos e como um espaço alternativo de diálogo sobre a vida e a inserção dos alfabetizandos na comunidade; influenciaram também nas práticas pedagógicas da SME, voltadas a pessoas jovens, adultas e idosas nas décadas que sucederam esta experiência.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1093 A FORMAÇÃO DO INTELECTUAL ORGÂNICO GRAMSCIANO NO ESPAÇO IFGEANO 2023-05-22T03:11:16+00:00 Laísse Silva Lemos laisselemos@hotmail.com <p>Neste artigo, propõe pensar a formação do intelectual orgânico gramsciano no espaço educativo do Instituto Federal de Goiás, em específico, o campus Jataí, como etapa inicial que subsidiará a pesquisa de doutorado. Para tanto, com o objetivo de identificar, com análise dos relatórios finais de projeto de PIBIC-EM/-EJA (2015-2020), como os projetos de iniciação cientifica fomenta a construção do intelectual orgânico em sentido gramsciano. De posse dos recursos da&nbsp; metodologia bibliográfica pudemos fazer as primeiras reflexões indicativas do objeto de estudo.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1094 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS 2023-05-22T03:21:45+00:00 Maria Margarida Machado mmm2404@ufg.br Hugo Tallyton Lopes Santos tallytonhugo@discente.ufg.br Júlia Nazareth Ventura julia_ventura@discente.ufg.br <p>Esta comunicação resulta de pesquisas bibliográficas e documentais, que visam reconstituir a história e a memória da educação de trabalhadores em Goiás. Para fins deste evento, com foco em políticas e gestão da educação, compartilhamos resultados parciais que problematizam o uso do ensino a distância, para a oferta de cursos de conclusão da escolaridade. No campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o recurso de ensino a distância é utilizado desde as escolas radiofônicas, passando pelo ensino por correspondência, pela tele-educação e chega às atuais plataformas digitais. O contexto da Pandemia de Covid-19 nos colocou diante da necessidade do uso de tecnologias digitais, para mediação do processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que repôs no debate educacional o uso político do ensino a distância. As pesquisas em Goiás, reconstituem parte dessas estratégias de ensino a distância para alcançar os sujeitos da EJA, problematizando a relação entre essas estratégias e a garantia de direito à educação de pessoas trabalhadoras.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1096 DO PROJETO AO PROGRAMA 2023-05-22T12:45:01+00:00 Elisangela Coco dos Santos eliscoco@gmail.com Renata Resstel eliscoco@gmail.com Narjara Laranja de Souza Pedroni eliscoco@gmail.com Angela Maria Bissoli Saleme eliscoco@gmail.com <p>A qualificação profissional tem como foco capacitar a população, contribuindo para sua inserção no mundo do trabalho e para atividades empreendedoras. No Espírito Santo, no recorte de 2011 a 2021 foram implantadas três iniciativas: Rede Formar, OportunidadES e Qualificar ES, sendo este uma política de governo. Assim, o objetivo do trabalho consiste na descrição da evolução dos projetos e programas de qualificação profissional ofertados em polos comunitários. Para tal, foram utilizados referenciais bibliográficas e documentos disponibilizados na rede de computadores e sites oficiais. O resultado expressa projetos e programas com foco na interiorização e alinhado as políticas públicas adotadas. Destaque para o Qualificar ES devido a sua expansão, interiorização, parcerias e seu foco no empreendedorismo para geração de emprego e renda.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1055 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SOROCABA/SP 2023-05-19T17:04:34+00:00 Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara gil.sedu@gmail.com Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>Este estudo, parte de um estudo maior sobre Planejamento Educacional desenvolvido em municípios da região metropolitana de Sorocaba parte de uma pesquisa do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado à &nbsp;UFSCar campus Sorocaba/SP. Tem como objetivo principal analisar a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação, em especial para este estudo, destaca-se o município de Sorocaba/SP. Trata-se de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Os estudos apontam para a necessidade de uma construção mais comprometida com a transparência e mais democrática.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1061 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA 2023-05-19T19:02:41+00:00 Daniele Xavier Ferreira Giordano dani.xfg@gmail.com Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro elidiavjr2@gmail.com Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>Este artigo teve como objetivo analisar as diretrizes para a avaliação e monitoramento dos Planos Municipais de Educação (2015-2025), a partir das orientações e direcionamentos do Plano Nacional da Educação, instituído pela Lei 13.005/2014 (BRASIL, 2014) e sua ressonância no município de Itapetininga/SP. Como caminho metodológico utilizou-se da pesquisa documental, tendo como referência os documentos disponibilizados na plataforma PNE em Movimento (2014), estruturada para auxiliar os responsáveis em nível federal, estadual e municipal, pelas ações de monitoramento e avaliação das metas e estratégias até o final da vigência do PNE em 2024. O estudo identificou uma variedade de materiais disponibilizados para a utilização das equipes responsáveis e sociedade em geral. O município de Itapetininga preencheu a Adesão à Assistência Técnica, inseriu a Agenda de Trabalho, porém, não foram localizados os Relatórios dos Ciclos de Monitoramento e Avaliação que demonstram os resultados conclusivos quanto ao processo.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1063 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA 2023-05-19T19:35:50+00:00 Amanda Regina Martins Dias amandarmdias13@gmail.com Daniele Xavier Ferreira Giordano dani.xfg@gmail.com Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>O objetivo deste trabalho é discutir as ações de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Itu/SP, localizado na sub-região 1 da Região Metropolitana de Sorocaba, local epistemológico da pesquisa em desenvolvimento pelo GEPLAGE<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>, apresentando a forma que iniciou-se o processo de monitoramento e avaliação do referido plano educacional, compreendendo a formação das equipes envolvidas, a participação (ou não) da sociedade, bem como a análise de relatórios com os devidos registros desse processo. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, deu-se através de análise documental a partir dos documentos do site <em>PNE em movimento</em> (BRASIL, 2022), que se constitui como a base principal de dados. Os resultados encontrados na pesquisa demonstram que monitoramento e avaliação embora sejam indissociáveis, apresentam lacunas nesse processo e a falta de dados específicos do município de Itu/SP disponíveis para análise, prejudicam a avaliação do alcance das metas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisa, Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado à UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, <em>campus</em> Sorocaba, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Gomes Lima, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Pesquisa em desenvolvimento intitulada <em>Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP.</em></p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1064 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA 2023-05-19T19:45:40+00:00 Petula Ramanauskas Santorum e Silva petularss@hotmail.com Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>Este estudo é parte da pesquisa em andamento do GEPLAGE<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> cujo objetivo é investigar as ações dos municípios da região de metropolitana de Sorocaba/SP quanto às diretrizes para a avaliação e monitoramento de seus Planos Municipais de Educação (PMEs), subsidiados nas orientações para os PMEs (2014-2024), e direcionamentos do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014), e especificamente neste estudo destacar o município de Piedade/SP. Mediante abordagem qualitativa e pesquisa documental, foram utilizados como referência documentos disponibilizados na plataforma PNE em Movimento (BRASIL, 2022), cuja finalidade é subsidiar os responsáveis pelas ações de monitoramento e avaliação das metas e estratégias nas esferas governamentais. Os resultados apontam que, embora haja aporte e subsídios por parte do governo federal para que o acompanhamento ocorra de forma adequada, o município de Piedade/SP não disponibiliza dados sobre suas ações para análise, dificultando o monitoramento e avaliação do alcance das metas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisa, Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado à UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Gomes Lima, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). A pesquisa em andamento é intitulada Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP (LIMA, 2020).</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1065 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA 2023-05-19T19:53:11+00:00 Ione Barbosa Fonseca ionebarbosa1976@gmail.com Lucas Bogoni lucasbogoni@estudante.ufscar.br Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>Este artigo faz parte do estudo Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP, realizado no âmbito do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba (UFSCar), desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da educação (GEPLAGE) e consiste em analisar as formas e os resultados do processo de monitoramento e avaliação dos PMEs, tendo em vista a agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento e de encaminhamentos para a correção de fluxo. Apresenta-se dados a respeito da constituição e trabalho da Comissão de Monitoramento do PME da Estância Turística de Salto/SP, utilizando-se da pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, partindo da importância que os elementos de avaliação e monitoramento do PME para os resultados concernentes ao planejamento educacional.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1066 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA 2023-05-19T19:59:08+00:00 Viviane da Silva Silveira vivi.dani.vi@hotmail.com Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005 de 15 de junho de 2014, estabelece que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm a incumbência de elaborar ou adequar seus planos correspondentes, tendo como referência o PNE. O objetivo desta pesquisa é analisar o alcance das metas definidas no Plano Municipal de Educação (PME) de São Roque/SP, Lei nº 4.442 de 13 de julho de 2015, tendo em vista a avaliação quanto ao monitoramento e acompanhamento das ações realizadas para o cumprimento de suas respectivas estratégias e metas. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Mediante a plataforma digital do “PNE em movimento” disponibilizada pelo MEC (Ministério da Educação), entre outros documentos, notou-se a inexistência de informações precisas sobre o acompanhamento das metas do PME de São Roque/SP.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1067 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA 2023-05-19T20:04:36+00:00 Jociane Marthendal Oliveira Santos jmarthendal@yahoo.com.br Débora Aparecida Martinho da Silva deboramartinho225@gmail.com Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>Este artigo tem o objetivo de compreender a composição e atuação da comissão de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Tatuí. O município de Tatuí pertence à região metropolitana de Sorocaba, alvo de uma pesquisa maior sobre os Planejamentos Educacionais desenvolvida nesta região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com foco no levantamento documental do município e relatórios sobre o PME na plataforma do PNE em movimento do governo federal e de suas respectivas análises. &nbsp;O estudo revelou diversas dificuldades no processo de monitoramento, ausência de informações e na articulação entre os órgãos envolvidos no monitoramento local e entre os entes federados.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1068 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA 2023-05-19T20:11:57+00:00 Thiago de Melo Martins thiagomelomartins32@gmail.com Camila Vieira Genkawa Silva camilagenkawa@estudante.ufscar.br Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>Por meio da Lei nº 13.005/14, foi estabelecido que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar seus planos de educação, o objetivo desse artigo é analisar o monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo Plano Municipal de Educação de Votorantim/SP, tendo como recorte o período de 2015 a 2020, considerando a agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento, o fluxo de avaliação e encaminhamentos para correção de fluxos. A pesquisa será de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, tendo em vista: a) discutir os Planos Nacionais de Educação no Brasil e o processo de avaliação e monitoramento; b) estabelecer relações entre o Plano Municipal de Educação de Votorantim e o chamamento para a avaliação e o monitoramento. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar as Comissões de Avaliação e Monitoramento da Região Metropolitana de Sorocaba e do Brasil como um todo.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1069 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PASSOS/MG 2023-05-19T21:51:54+00:00 Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro elidiavjr2@gmail.com Karina Elizabeth Serrazes karina.serrazes@uemg.br <p>Este artigo teve como objetivo analisar os processos de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Passos/MG (2015-2025), a partir das diretrizes oferecidas no movimento de organização e implementação do Plano Nacional da Educação, instituído pela Lei nº 13.005/2014 (BRASIL, 2014). Como percurso metodológico utilizou-se de pesquisa documental, tendo como referência os documentos contidos na plataforma PNE em Movimento (2014), que tiveram como objetivo auxiliar os responsáveis pelos planos de educação em nível federal, estadual e municipal nas ações de monitoramento e avaliação das metas e estratégias até o final da vigência do PNE em 2024. O estudo identificou que há muitos dados ausentes nos Relatórios dos Ciclos de Monitoramento no que concerne aos resultados alcançados, o que evidenciou divergências nos dados encontrados e dificulta nos estudos conclusivos, bem como no monitoramento e a avaliação do PME do município.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1118 EXAME DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2023-05-22T23:46:09+00:00 Marcos Oliveira Santos marcos.oliveira@ifbaiano.edu.br <p>Este relato de experiência apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa desenvolvida por discentes de um Instituto Federal no componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), sendo uma de suas ações a elaboração e aplicação de um Exame Diagnóstico para o Ensino Fundamental. Com base na pesquisa aplicada em escolas públicas, uma na sede e outra na zona rural, aponta-se os limites e possibilidades de articulação entre instrumento avaliativo externo e interno, bem como as aproximações desencadeadas com a comunidade escolar. Chega-se à conclusão de que há possibilidade de diálogos entre avaliação externa e escolar, ampliando o recorte curricular e apontando caminhos na superação do caráter de padronização das avaliações externas. Destaca ainda a importância da disciplina acadêmica PPP, voltada para a docência, na materialização da prática como componente curricular, na integração do ensino com a pesquisa e na relação construída entre instituto x escola a partir desse processo.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1119 O ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO 2023-05-22T23:55:58+00:00 Lorena Muniz Soares lores.msoares@gmail.com <p>Este estudo relata a experiência da prática do estágio em gestão escolar da faculdade de educação FACED/UFAM. O objetivo geral apreender os desafios e possibilidades vivenciados ao longo do processo realizado em uma escola direcionada para a educação infantil, um CMEI localizado na Zona Leste de Manaus. Por conseguinte, as atividades deste período do estágio em gestão escolar ocorreram no primeiro semestre do ano de 2022, divididas em duas partes, devido à pandemia de COVID-19, atividades síncronas remotas e a prática presencial na escola concedente. A metodologia seguida é de cunho qualitativo e elegeu a seguinte estrutura; revisão de literatura, observação participante e produção dos resultados. A experiência possibilitou compreender a importância do estágio em gestão escolar na formação do Pedagogo com uma grande troca no processo de construção de saberes, ensino e aprendizagem.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1087 A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA NA PERSPECTIVA DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTE 2023-05-22T02:13:15+00:00 Atair Silva de Sousa atair.sousa@usp.br <p>Neste estudo se propõe avaliar a variável engajamento de estudante em suas três frentes: cognitivo, afetivo e comportamental. O objetivo central desta pesquisa consiste em realizar estudos acerca do engajamento de estudante no Instituto Federal de Brasília (IFB), <em>Campus</em> Taguatinga. A metodologia utilizada nesta pesquisa possui uma abordagem dual que abrange tanto a análise qualitativa quanto a análise quantitativa. O <em>Campus</em> Taguatinga foi escolhido como ponto focal em razão de possuir as três modalidades de curso de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Além disso, dentre os <em>Campus</em> do IFB, este <em>Campus</em> é o que tem o maior número de cursos de graduação. Para além destes fatores, também foi elaborado um acervo de documentação governamental, artigos, dissertações, dentre outros. A partir de evidências nas comparações da vaiável: engajamento de estudante, entre estudantes das modalidades de cursos e entre outras diferenças de perfis, apontar propostas pedagógica que minimizam as diferenças.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1090 AS CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 2023-05-22T02:38:02+00:00 Jociane Marthendal Oliveira Santos jmarthendal@yahoo.com.br Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>Este estudo é um recorte de um trabalho maior de doutoramento em educação que apresenta sua fundamentação teórica nos escritos de Hannah Arendt. &nbsp;Portanto este estudo propõe &nbsp;refletir sobre as contribuições filosóficas da autora sobre a categoria trabalho e a formação do profissional de psicologia no Brasil. Para o alcance da reflexão, foram realizados levantamentos sobre as contribuições da autora em suas obras e na área de psicologia de trabalhos específicos sobre a formação do profissional de psicologia no Brasil. Para a realização das análises, foram utilizadas as ferramentas da análise de conteúdo egundo Bardin (2011), considerando a categoria trabalho e sua relação com o termo competências na literatura específica. A reflexão apontou para uma assincronia entre o atendimento do trabalho proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e as demandas reais de trabalho.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1100 SENTIDOS DE DIREITO E VALORIZAÇÃO NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2023-05-22T13:31:13+00:00 Ana Karolinna Rodrigues Moraes ana.karolinna@ufms.br Maria Aparecida Lima dos Santos maria.lima-santos@ufms.br <p>O presente trabalho, em andamento, objetiva debater os documentos de políticas educacionais de formação docente tomando, como ponto de partida, a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Resolução CNE/CP 02/2019 (BNC-Formação) e a Resolução CNE/CP 01/2020 (BNC-Formação Continuada). A metodologia privilegia a abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa documental de caráter bibliográfico. Para a análise documental utilizamos a perspectiva pós-fundacional, buscando compreender que sentidos dos significantes direitos e valorização circulam nesses documentos e a que projetos podem estar associados. Os resultados parciais revelam que, nas políticas educacionais curriculares, o processo de fixação de sentidos busca disseminar e hegemonizar princípios de projetos que promovem a desvalorização docente.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1110 O CAPACITISMO COMO BARREIRA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR 2023-05-22T17:52:56+00:00 Aline Marques Copetti amcopett@ucs.br Cláudia Alquati Bisol cabisol@ucs.br <p>Este trabalho tem como objetivo discutir os conceitos de capacitismo, percebendo-o como barreira para a inclusão escolar. Para isso, realiza uma revisão da literatura, trazendo elementos históricos referentes às pessoas com deficiência, relacionando-os com os conceitos de capacitismo. Assim, torna-se possível concluir que a visão anticapacitista na sociedade e na escola é essencial para eliminar barreiras e tornar a inclusão mais efetiva.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1111 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO GT15 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA ANPED 2023-05-22T18:27:39+00:00 Emanuella Domingues da Silva emanuella.domingues@estudante.ufscar.br Débora Dainez ddainez@ufscar.br <p>O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar a produção de conhecimento sobre o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pata tanto, o levantamento ocorreu nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) referentes ao GT15- Educação Especial no período de 2000 a 2021. Os resultados indicam que há um movimento no contexto do GT15 de Educação Especial da ANPEd em focalizar o autismo a partir de uma tendência crítica com ênfase nos processos educacionais, assim como em abordar a educação escolar de estudantes com TEA considerando os processos de ensino e aprendizagem. Essa tendência se manifesta como contra hegemônica tendo em vista que ao longo do tempo o autismo tem sido abordado através de um enfoque comportamental e fragmentado, o que descaracteriza a formação integral do humano.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1113 ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2023-05-22T19:19:33+00:00 Tatiane Marta Loch tatiane.loch@hotmail.com <p>O presente estudo é um recorte de pesquisa científica na área da Educação que propõe uma discussão sobre como ocorre o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas classes comuns do Ensino Fundamental, anos finais, de duas escolas da rede municipal de Nova Prata, na perspectiva do educador da sala regular e do professor da sala de Atendimento Educacional Especializado. Partindo desta temática de investigação, o objetivo é apresentar um levantamento de produções já concluídas na área sobre a inclusão de estudantes com TEA em escola comum, nos anos finais do Ensino Fundamental, publicados no Brasil, no período de 2008 a 2022. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontam que os estudantes com TEA ingressam nos anos finais do Ensino Fundamental, muitas vezes, com defasagem na aprendizagem devido ao fato de não serem atendidos com estratégias de ensino adequadas às suas necessidades.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1116 PROBLEMATIZAÇÃO E MEDIAÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CONTEXTO DA QUEIXA ESCOLAR 2023-05-22T20:00:21+00:00 Gabrieli Quevedo Meira gabrieliqmeira@gmail.com <p>A Orientação à Queixa Escolar é o resultado dos encaminhamentos feitos de crianças identificadas com dificuldades no processo de escolarização. Este trabalho consiste em um relato de experiência realizado durante a graduação de psicologia, em uma disciplina de Estágio Obrigatório, no ano de 2019. Para tanto, teve como objetivo realizar intervenções no contexto da queixa escolar, na tentativa de mobilizar a rede comunicativa entre escola, família e alunos, para os alunos teve a elaboração de atividades psicoeducativas, orientadas pela perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados encontrados nos revelam a falta de comunicação entre a rede família-aluno-escola; os estereótipos de aluno “fracassado” se encontram presentes nos discursos dos profissionais da educação, dos familiares e no próprio relato dos alunos. Identificou-se que os sentidos e significados atribuídos pela sociedade enquanto modelo de família tradicional, aluno ideal e padronização das práticas pedagógicas movimentam esta rede de relações no sentido de culpabilizar os indivíduos.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1117 EXPERIÊNCIAS COM PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO 2023-05-22T23:15:45+00:00 Lucimara Cristina Gregório lc.gregorio@unesp.br <p>Esta comunicação tem como objetivo apresentar a experiência em alfabetização e letramento desenvolvido a partir do trabalho com a consciência fonológica, trazida pela BNCC como uma condição necessária à aquisição da leitura e da escrita. Numa sala de 1º ano do Ensino Fundamental, nível I, na escola municipal EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, localizada no município de Ourinhos, interior do estado de São Paulo, foram aplicados pré-testes para levantamento dos níveis de consciência fonológica e as hipóteses de escrita dos alunos participantes, e a partir, destes testes, foram planejadas e desenvolvidas práticas de letramento aliadas a atividades para a apropriação das habilidades fonológicas. Ao final do desenvolvimento dessas práticas, foram realizados pós-testes para concluirmos qual a relação da consciência fonológica e a apropriação da leitura e escrita.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1121 PROPOSTA PARA UM TRABALHO FORMATIVO DE PROFESSORES COORDENADORES 2023-05-23T00:21:41+00:00 Aline de Novaes Conceição alinenovaesc@gmail.com <p>Buscando o pleno desenvolvimento dos educandos, o professor coordenador precisa formar os docentes da instituição que é responsável. Vale lembrar que esses professores coordenadores também precisam de formação contínua. Nesse sentido, dentre as várias atuações educativas da autora, uma delas, enfocada neste texto, refere-se a sua ação em uma Secretaria Municipal de Educação, como assistente técnica responsável, principalmente, pela formação de professores coordenadores de 39 Escolas Municipais de Educação Infantil de um município do interior de São Paulo. Com isso, os professores coordenadores eram formados para que pudessem subsidiar os docentes das escolas em que eram responsáveis. A partir disso, o texto aqui apresentado, teve como objetivo auxiliar professores coordenadores nas formações realizadas nas escolas, especificamente nas Horas de Estudos Coletivos. Como metodologia, foi utilizada pesquisa bibliográfica e reflexão coletiva. Desse modo, foi desenvolvido modelos de relatórios reflexivos a serem preenchidos pelos professores coordenadores e posteriormente pela assistente técnica.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1122 CURRÍCULO CULTURAL 2023-05-23T00:29:05+00:00 Daiana Machado daiana-agape@hotmail.com Patricia Argenton prof.patricia.arg@gmail.com <p>Este relato de experiência emerge do encontro de docentes, a partir de uma disciplina de pós-graduação. O objeto foi descrever uma possibilidade coletiva, distante temporal e espacialmente, para caminhos didáticos-metodológicos, a partir dos estudos do currículo cultural na Educação Física. Foi organizado uma proposta didático-metodológica para diálogo e problematização a partir de saberes do pós-estruturalismo, pós-colonialismo, pós-modernismo, estudos culturais, teoria queer e multiculturalismo crítico, a fim de fomentar uma “pedagogia singular”. A metodologia utilizada se desenvolveu por meio de referenciais teóricos pós-críticos. Como caminhos preliminares, identificamos que não é tarefa fácil trabalhar o currículo cultural nas aulas de educação física, especialmente na formação inicial. Entretanto, os princípios éticos e políticos presentes no currículo cultural favorecem a enunciação dos saberes discentes. Esses princípios deixam de ser um elemento estruturante e tornam-se elementos indutores da prática pedagógica do professor e da professora.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1123 DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS 2023-05-23T00:49:14+00:00 Saulo Rodrigues de Carvalho saulorc1982@gmail.com Eliane Dominico elianedominico@unicentro.br Manuela Pires Weissbock Eckstein mpires@unicentro.br Solange Aparecida de Oliveira Collares scollares@unicentro.br <p>Esta comunicação tem por objetivo apresentar o relato de experiência do projeto de extensão pedagógica realizado com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, nos campi de Guarapuava-PR, Chopinzinho-PR e Pitanga-PR. O projeto Diálogos Pedagógicos foi desenvolvido para auxiliar na formação dos estudantes de Pedagogia, proporcionando-lhes momentos de diálogos com profissionais mais experientes e atuantes nos espaços da docência e da gestão pedagógica. Foram convidados pedagogos e profissionais atuantes no campo da docência na educação infantil, do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no atendimento a alunos autistas, no atendimento às necessidades educacionais especiais (NEE), na gestão e coordenação pedagógica de instituições escolares. A experiência permitiu conhecer as peculiaridades dos diversos campos de atuação do pedagogo, auxiliando os estudantes no direcionamento de suas carreiras profissionais e áreas de pesquisa.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1097 ENSINO DE HISTÓRIA NA BNCC DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2023-05-22T13:06:03+00:00 Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro professoradaniellenavarro@gmail.com Maria Aparecida Lima dos Santos maria.lima-santos@ufms.br <p>A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é por nós compreendida como um discurso que veicula sentidos de ensino de História marcados pela hibridização e pela ambivalência. Os nossos estudos sobre a BNCC, de viés qualitativo e documental têm evidenciado o processo de apagamento que as questões relacionadas ao ensino de História de maneira geral vêm sofrendo ao longo das últimas décadas, inclusive na educação infantil. Nessa comunicação, a partir dos resultados de nossa análise, realizada em perspectiva pós-fundacional, observamos que sentidos se tenta fixar para o ensino de História no documento curricular vigente para a educação infantil brasileira.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1099 ELEMENTOS PARA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL 2023-05-22T13:19:59+00:00 Pedro Henrique Sobral alinenovaesc@gmail.com Aline de Novaes Conceição alinenovaesc@gmail.com <p>Não se pode deixar a Educação Infantil nas mãos espontâneas da vida, sendo necessário, compreender o que se precisa ensinar, pois, a educação precisa ter sentido e significado. A forma como as instituições escolares, entre elas as instituições de Educação Infantil se organizam para produzirem estes processos é denominada de currículo. Contudo, será que essa ideia sempre perdurou na Educação Infantil? A partir dessa problematização, objetivam-se, apresentar resultados de estudo, buscando compreender elementos históricos e filosóficos da Educação Infantil a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Compreenderam-se que historicamente e filosoficamente, as alterações das concepções de crianças, produziram avanços na Educação Infantil. Contudo, ainda é necessário, assumir o ensino sistematizado na primeira etapa da educação básica, como expressão do direito das crianças pequenas ao seu pleno desenvolvimento, afastando-se do assistencialismo e da preparação para o Ensino Fundamental.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1131 AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 2023-05-23T02:26:44+00:00 Comissão Organizadora geplageufscar@gmail.com 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1103 ANÁLISES DE RELATÓRIOS DE PROFICIÊNCIA DO SARESP DE 2017 A 2021 PELO SOFTWARE “R” 2023-05-22T14:20:52+00:00 Aline Michelle Dib aline.dib@usp.br <p>Tendo em vista à compreensão das avaliações como algo que se expande à medição do aprendizado por permitir a identificação de fatores subjacentes a ele, torna-se evidente a relação entre a formulação de políticas educacionais e avaliação. O presente trabalho observou relatórios de proficiência do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) referentes aos anos de 2017 a 2021. A proposta faz parte do recorde de uma pesquisa à nível de doutorado e busca analisar os efeitos do programa Gestão em Foco, este que compõe quadro de políticas educacionais paulistas com intento de surtir efeitos em resultados do Saresp. Utilizou-se uma abordagem quantitativa de análise, com a aplicação de cálculos de estatística descritiva por meio do software R. Os resultados evidenciam oscilações nas escalas de proficiência obtidas nos últimos anos, além de uma queda significativa no ano de 2021 referente ao ano de 2017.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1104 O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO 2023-05-22T14:30:37+00:00 Ana Júlia Ferreira de Souza juliasouzf4@gmail.com Fernanda Patrícia Cirilo Marques patrícia_blow@hotmail.com <p>O objetivo desta pesquisa é compreender o papel do gestor escolar na gestão, avaliação e qualidade da educação considerando a perspectiva da gestão democrática. Para tanto, faz-se necessário ressaltar os objetivos específicos: discutir conceitualmente os pilares de transformação da gestão democrática; analisar como a avaliação pode contribuir para um ensino democrático de qualidade; e identificar como o gestor escolar contribui para uma gestão democrática no cotidiano escolar. A reflexão sobre como o gestor escolar pode estimular formas de utilização das avaliações como indicador unilateral da qualidade de educação leva ao entendimento de que a avaliação institucional das escolas não deve ser concebida como um objetivo numérico, mas sim como meio de buscar melhorias e aprimorar as políticas educacionais.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1105 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 2023-05-22T14:40:06+00:00 Débora Aparecida Martinho da Silva deboramartinho225@gmail.com Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>O presente artigo faz parte da primeira etapa da pesquisa referente ao Plano Municipal de Educação da cidade de Conchal/SP, sendo um recorte alinhado ao projeto coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLAGE), de um estudo maior em andamento sobre os Planos Municipais de Educação. A elaboração desse artigo foi por meio de pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais. Tem como objetivo analisar os debates e embates à luz das instâncias responsáveis pelo planejamento, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Conchal/SP. Buscando saber e computar a efetiva participação da sociedade no planejamento e o monitoramento por parte das equipes de avaliação e seu respectivo Conselho Municipal.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1106 A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL APÓS A LDB Nº 9.394/96 2023-05-22T14:46:36+00:00 Simone Beretta Faian simone_ivi@hotmail.com <p>Este trabalho visa analisar os marcos normativos do Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul após a LDB nº. 9.394/96, buscando explicitar os fatores condicionantes da gestão efetivada de vertente democratizante. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados a análise documental. O problema levantado pela pesquisa é: que decisões são tomadas pelo Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul no que se refere à gestão escolar de vertente democratizante? Através dos resultados, percebe-se que o Sistema Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul teve significativos avanços de vertente democratizante, instituindo e fortalecendo os canais de participação nas decisões pedagógicas, administrativas e financeira da escola, estabelecendo uma legislação própria que regulamenta a gestão democrática do ensino, garante a participação da comunidade na eleição de diretores escolares e dos membros do Conselho Escolar.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1107 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O NOVO FUNDEB 2023-05-22T14:55:26+00:00 Edcleide da Silva Pereira Novais cleideneuro@hotmail.com Gabriela Sousa Rêgo Pimentel gabrielasrpimentel@gmail.com Verbênia Almeida dos Santos erbeniasuzart@hotmail.com <p>Este resumo apresenta reflexões acerca da condicionalidade I do Novo Fundeb para a materialização das metas 7 e 19 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A partir das pesquisas, documentos e legislação, este trabalho objetivou identificar a relação entre as metas 7 e 19 do Plano Nacional de Educação a partir das proposições do Novo Fundeb. Entre os resultados, destaca-se que os municípios e estados que desejam receber esta complementação deverão cumprir a condicionalidade objetivando a melhoria dos indicadores de qualidade da educação, foco da meta 7 do PNE por meio da gestão democrática. Com os estudos realizados nos documentos legais, é possível afirmar que ao cumprir a condicionalidade I indicada no Valor Anual por Aluno (VAAR), os estados e municípios contribuem para o fortalecimento da gestão democrática no país e para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1108 O LIVRO DIDÁTICO ENTRELAÇADO COM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX 2023-05-22T15:03:33+00:00 Luci Mara Gavazzoni Marqueti ludo_gama@hotmail.com <p>Este trabalho buscou contextualizar historicamente a relação do Livro Didático na Educação Brasileira no século XX. Nesse período, a educação passou por mudanças que foram necessárias para atender uma grande escala de crianças e adolescentes que adquiriram o direito de frequentar a escola devido às reformas sociais que estavam ocorrendo no setor industrial e, com isso, foi preciso expandir o processo de produção dos livros didáticos, surgindo novas leis e incentivos do governo para atender a demanda do sistema educacional. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e espera-se contribuir com um melhor entendimento histórico do vínculo do Livro didático com a educação escolar brasileira no século XX.&nbsp;</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1114 EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE A BNCC DO BRASIL E O PLANO CURRICULAR DO PRÉ-ESCOLAR DE ANGOLA 2023-05-22T19:31:32+00:00 Cristiano José dos Santos Monteiro cristianomonteirocris10@gmail.com <p>O presente texto constitui como uma proposta inicial para um estudo maior, que visa comparar a Educação Infantil no Brasil e em Angola, através de documentos que fundamentam/estruturam a questão curricular nesta modalidade de ensino, trata-se deste modo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Curricular do Pré-escolar e Ensino Primário, ambos são materiais orientadores da perspectiva curricular, sendo o primeiro do Brasil e o segundo de Angola. A metodologia empregada neste texto é de natureza qualitativa, envolvendo uma análise documental, isso de acordo com os documentos ora mencionados. Portanto, objetiva-se compreender as possíveis similaridades e diferenças na Educação Infantil nos dois países, permitindo mapear os desafios a serem ultrapassados.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1124 AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 2023-05-23T01:11:20+00:00 Maria Alice de Miranda Aranda mariaalicearanda@gmail.com <p>O presente texto traz para debate e reflexão os temas “avaliação e qualidade”, considerados em articulação no campo da educação, cujas pontuações emergentes e solicitações recorrentes nos e para os sistemas educacionais e escolas públicas de educação básica&nbsp; são cruciais, considerando que num tempo de implementação de um Plano Nacional de Educação no Brasil (2014-2024), complexidades estão postas, frente à problemática da democracia vivenciada pelos brasileiros e a pandemia em nível mundial decorrente da covid-19. Em suma, a avaliação educacional emancipadora e transformadora em articulação com a qualidade socialmente referenciada tem relação com um determinado projeto de nação. Para tanto, a tentativa é para pelo menos se aproximar do horizonte pretendido, que novas bases comecem a ser edificadas, mesmo que nos interstícios de um sistema capitalista. A tarefa está posta para todos os pesquisadores, gestores da educação, educadores em geral, desde que empenhados na promoção humana e social de todos, sem exceções, com vistas a uma sociedade democrática.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1125 A EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-PANDEMIA 2023-05-23T01:31:04+00:00 Mariclei Przylepa maprzylepa19@gmail.com <p class="Normal1" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 6.0pt 0cm 6.0pt 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt;">O texto aborda os comportamentos considerados atípicos de educandos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental e seus processos de alfabetização, no período pós-pandemia. Evidencia as dificuldades e os desafios a serem enfrentados por todos, sejam educandos, pais, gestores escolares, e principalmente educadores, na tentativa e busca de amenizar e/ou superar os impactos negativos acarretados na educação pública, posto pelo período pós-covid 19. Por meio dos resultados, observou-se que muitos educandos apresentaram significativos problemas socioemocionais, sejam eles manifestados e/ou externalizados por meio de sentimentos relacionados ao medo, à angústia e dores físicas, além também do seu próprio processo de alfabetização.</span></p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1126 AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2023-05-23T01:40:47+00:00 Regilson Maciel Borges regilson.borges@ufla.br <p>Neste texto apresentamos experiências pioneiras de avaliação construídas no seio de algumas Universidades Brasileiras nos anos de 1990, caso das avaliações desenvolvidas pelas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB) e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Essas experiências de avaliação contrastam com as políticas oficiais para a avaliação da educação superior implementadas naquele mesmo período, considerando que a iniciativa de autoavaliação das Instituições feita por adesão (PAIUB) é substituída pela obrigatoriedade de outro instrumento de avaliação (ENC/Provão) imposto pelo Ministério da Educação (MEC). Observa-se que essas experiências de avaliação foram marcadas pela coleta de dados realizadas por meio de questionários e entrevistas a estudantes e professores, somada a participação de avaliadores externos e da meta-avaliação como componentes do processo de autoavaliação institucional.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1127 PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/PNAIC NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 2023-05-23T01:51:34+00:00 Amanda Czernisz Barbosa reginaamarques@hotmail.com Regina Aparecida Marques de Souza reginaamarques@hotmail.com <p class="Normal1" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 6.0pt 0cm 6.0pt 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt;">O artigo tem por objetivo apresentar a avaliação das ações de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, da vivência no estado de Mato Grosso do Sul, a partir dos dados coletados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle/SIMEC/MEC. Cabe destacar que o programa PNAIC foi uma iniciativa do Ministério da Educação/MEC, no governo Dilma Rousseff que coordenou a execução financeira do programa junto às universidades públicas brasileiras. No estado de Mato Grosso do Sul/MS a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS foi a responsável pela formação, acompanhamento e avaliação do referido programa nos anos de 2013 a 2017. Para este momento vamos apresentar os resultados das avaliações que foram respondidas por professoras(es) alfabetizadoras(es) na perspectiva de analisar os dados sob a luz do referencial da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciam as ações das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es) no estado de MS a busca pela qualidade da alfabetização das crianças de seis a oito anos de idade.</span></p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1128 POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO E EXAMES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2023-05-23T02:01:17+00:00 Rozemeiry dos Santos Marques Moreira rosemeiry.moreira@hotmail.com <p>O texto apresenta a dimensão propositiva da Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica em avaliar a qualidade da educação por meio de uma de suas avaliações integrantes, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, edição 2019. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa documental divulgada em relatórios de resultados, a discussão se volta para o tipo de efeito de qualidade gerado pela visibilidade da pontuação alcançada pela escola. Essa circunstância faz brotar aspectos do invisível que lhe é constitutivo sobre o desempenho dos estudantes nas áreas avaliadas. Por fim, o discurso gerencial por resultados visíveis em <em>ranking </em>entre escolas tem fortalecido a invisibilidade sobre o desempenho real em relação ao desempenho esperado dos estudantes</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1129 AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR 2023-05-23T02:10:42+00:00 Teresa Cristina Leança Soares Alves teresa.leanca@hotmail.com <p>O texto aborda a educação de surdos na educação básica e no ensino superior, um tema complexo e que requer uma abordagem assídua e com formação adequada. Demonstra as pesquisas com alguns marcos legais de implantação do sistema educacional inclusivo no Brasil. A avaliação e a gestão da educação de surdos nesses níveis de ensino são essenciais para garantir uma educação de qualidade e inclusiva para os alunos surdos. Os resultados evidenciam que a realidade destes no ensino superior parece não ser diferente da realidade na educação básica no Brasil. Ambas devem considerar a importância da língua de sinais, a necessidade de adaptações curriculares, a oferta de recursos tecnológicos e pedagógicos, a formação continuada dos profissionais envolvidos e a garantia de acessibilidade em todos os aspectos da vida acadêmica dos estudantes surdos.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1130 A MAIORIDADE DO SINAES 2023-05-23T02:20:02+00:00 Rafael Ângelo Bunhi Pinto rafael.pinto@prof.uniso.br <p class="Normal1" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 6.0pt 0cm 6.0pt 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt;">O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi implementado em 2004 e trouxe mudanças significativas para e na educação superior, em termos de políticas públicas educacionais, propondo uma avaliação ancorada em três pilares principais: a avaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e a avaliação do desempenho dos estudantes. Tendo completado 18 anos de existência em 2022, alcançando sua maioridade, algumas mudanças foram realizadas pelo poder executivo na estruturação e lógica do Sistema, por meio de legislações complementares, sem alterações em termos do poder legislativo. Nesse contexto, esse artigo propõe resgatar brevemente a historicidade da avaliação no país pré-implementação do SINAES, bem como analisar as mudanças ocorridas no Sistema desde a sua criação. Algumas reflexões surgem em razão do estudo proposto, principalmente após a implementação de índices, como o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), em um momento de forte expansão da educação superior. Em termos legais, esses índices foram instituídos com a justificativa de se acompanhar a qualidade dos cursos de graduação (em ciclos trienais) e das Instituições de Ensino Superior. Porém, muitos são os questionamentos em relação a eles, principalmente no tange à clareza de seus insumos e sua efetividade em termos de publicização de resultados e atendimento ao caráter público da avaliação preconizado pelo SINAES. </span></p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1095 TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH 2023-05-22T03:33:57+00:00 Jhonathan Martins da Costa jhonacreano@yahoo.com.br <p>O presente estudo pretende averiguar a situação atual inclusiva do acesso e permanência qualificada de educandos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade na educação básica pública no município de Rio Branco, capital do estado do Acre. A problemática apresentada se refere à um transtorno neurobiológico identificado ainda na infância, portanto, idade escolar do público alvo dos sistemas municipais de educação, e não havendo uma legislação, instrução normativa ou orientação oficial pela Secretaria Municipal de Rio Branco, a respeito do trato pedagógico que deve ser dado aos mesmos. Através de uma metodologia qualitativa, oriundo do debruçamento sobre as políticas, orientações e documentos referentes ao trato de alunos com TDAH e o direito ao acesso à educação especial. Identificou-se ser primordial que as escolas possam ter condições de ofertar um aporte pedagógico a fim de minimizar os impactos no processo de aprendizagem de alunos com TDAH.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1101 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2023-05-22T14:00:40+00:00 Davi Xavier Rocha davi.xavier@ufvjm.edu.br Ana Angélica Miranda Veloso veloso.ana@ufvjm.edu.br Natane Pereira da Silva Gonçalves natane.goncalves@ufvjm.edu.br <p>O presente artigo analisa a importância da avaliação da aprendizagem na Educação Básica, com foco na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, foi realizado como método a pesquisa qualitativa, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais. O principal objetivo é analisar ferramentas <em>online</em> que podem ser empregadas para a avaliação da aprendizagem. Ademais, pretende-se compreender o que é “avaliar” e o que deve ser considerado em uma avaliação na disciplina de Língua Portuguesa. Pretende-se demonstrar a importância da avaliação para averiguar se os alunos estão produzindo conhecimentos, suas potencialidades e limitações, bem como para perceber os erros e acertos da função do professor, visando à melhoria constante do processo de ensino-aprendizagem.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1102 ENSINO DE HISTÓRIA EM CURRÍCULOS OFICIAIS 2023-05-22T14:13:17+00:00 Suzana Lopes Salgado Ribeiro suzana.ribeiro@falaescrita.com.br Guilherme Alves Barbosa suzana.ribeiro@falaescrita.com.br <p>O presente trabalho é resultado inicial de pesquisa objetiva trazer contribuições sobre o debate da implementação da política pública de novos currículos para o ensino de história. O estudo baseia-se em uma análise dos textos de dois documentos oficiais, a saber: Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Paulista. Em especial, com recorte no componente curricular história focando no texto referente ao sexto ano do ensino Fundamental. A leitura desses documentos analisa o lugar e os sentidos atribuídos ao significante diversidade no tocante das relações étnico-raciais. O estudo é de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico. As considerações parciais apontam que tais currículos tentam fixar sentidos híbridos para o significante diversidade, silenciando e ocultando sentidos de debates e lutas históricas, ao hibridizar seus usos, de maneira que podemos compreender a escrita de tais textos em uma perspectiva da interculturalidade funcional, que indica a despolitização do processo educativo.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1070 ESPAÇO ESCOLAR 2023-05-21T02:41:54+00:00 Edson Lopes Domingos edsondomingos@estudante.ufscar.br Neusa de Fatima Mariano neusa@ufscar.br <p>O Lugar e a Paisagem são conceitos importantes no conhecimento geográfico, porque implica em questões relacionadas ao espaço vivido agregando a natureza e a sociedade, ao despontar nas relações sociais mediadas pela cultura, os quais são veiculados pelos meios de comunicação em geral. Por isso, a pertinência deste diálogo é fundamental para contribuir com a educação. O objetivo é compreender a diversidade cultural do patrimônio agenciados pelos grupos configurados socialmente, e valorizar a memória individual e coletiva na construção de uma realidade, evitando o desequilíbrio social. Trata-se de um recorte sobre o estudo do lugar e paisagem e suas implicações complexas de entendimento, mas passível de observar a realidade vivida. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais, aplicadas em uma sala de geografia. Nesta primeira parte da pesquisa foi possível a configuração do diálogo entre Educação, Geografia e Cultura a partir dos conceitos trabalhados.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1072 OS REVESES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENÁRIO PÓS PANDEMIA 2023-05-21T03:01:37+00:00 Gustavo Alexandre Alves Batista Gustavo.alexandre@ufv.br Joana D’Arc Germano Hollerbach joana.germano@ufv.br <p>São notórios os desafios enfrentados na educação de crianças e jovens de todo o mundo ao longo do período pandêmico de 2020 a 2022. Ao que se observa, o impacto desse período atípico na educação começa a emergir e fomentar discussões sobre caminhos para se seguir a fim de garantir e atenuar os déficits de aprendizado, letramento e alfabetização provenientes desse período. No Brasil não é diferente, pelo contrário, suas dimensões continentais e suas múltiplas facetas sociais, estruturais e culturais tornam seu processo de reestruturação do ensino no cenário pós Covid-19 um desafio substancialmente complexo e repleto de particularidades.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1073 ENTRE A DIREITA E A ESQUERDA NO BRASIL 2023-05-21T03:10:19+00:00 Jefferson Luis da Silva Cardoso jefferson.cardoso@ufra.edu.br Rosângela Araújo Darwich rosangeladarwich@yahoo.com.br <p>As políticas sociais no Brasil contemporâneo têm sido resultado da alternância de poder entre os governos de esquerda, com filosofia cidadã e social democrática, e de direita, atrelada aos interesses do capital, à luz das ações neoliberais, conservadoras e elitistas. O objetivo deste estudo é apontar as políticas educacionais mais abrangentes dos quatro últimos governos no Brasil – Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. Trata-se de um recorte de um estudo maior a respeito dos desafios das políticas educacionais no Brasil, bem como dos horizontes futuros sobre a oferta e manutenção da escola pública e gratuita. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais. Espera-se contribuir para uma avaliação sobre o caráter social das políticas educacionais que têm sido protagonizadas por diferentes governos e com diferentes focos, ora no atendimento do povo, ora no atendimento do capital.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1078 A REFORMA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA 2023-05-21T17:30:02+00:00 André Randazzo Ortega andre.ortega@ufv.br Rayane Oliveira da Silva rayane.o.silva@ufv.br Joana D’arc Germano Hollerbach joana.germano@ufv.br <p>O presente artigo tem por objetivo compreender a Reforma do Ensino Médio nas redes estaduais de ensino no Brasil a partir de um levantamento bibliográfico realizado em três plataformas digitais de busca, a saber: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); portal Periódicos CAPES; e Google Acadêmico. Uma vez selecionados os trabalhos, estes foram submetidos à análise de conteúdo conforme estabelecida por Bardin (2011), de modo a identificar categorias de análise. Mediante tais procedimentos, foram identificadas três categorias de análise: ausência de diálogo com os sujeitos da educação e autoritarismo na reforma; mudanças curriculares e ensino integral; e, por fim, atuação e ingerência dos setores privados.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1079 SISTEMA DE INDICADORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2023-05-21T17:39:02+00:00 Adolfo Samuel de Oliveira adolfo_samuel@yahoo.com.br Adriana Bauer adbauer@fcc.org.br <p>Esta pesquisa propõe a criação de um Sistema de Indicadores Municipais da Educação Básica (SIMEB), com vistas a propiciar o diagnóstico, o monitoramento e a avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desse sistema é disponibilizar para os gestores das redes municipais uma ferramenta que lhes permita conhecer, acompanhar e avaliar, de maneira sistemática e com base nas informações empiricamente fundamentadas, o contexto, os recursos, os processos e os resultados de sua rede de ensino. O conjunto de indicadores reorganizados no SMEB abarcam diversas dimensões (demográfica, socioeconômica, financeiras, gerencial, ensino-aprendizagem etc.), a partir de um modelo que articula cada uma de suas partes. Os indicadores utilizados são os produzidos pelo INEP, IBGE, IPEA etc. e apresentados usando o software Microsoft Power BI.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1082 O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 2023-05-21T17:56:47+00:00 Camila Vieira Genkawa Silva camilagenkawa@estudante.ufscar.br Paulo Gomes Lima paulolima@ufscar.br <p>O presente trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado, em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Campus Sorocaba. Teve como objetivo discutir à luz do I Plano Nacional de Educação (2001 a 2010) e do II Plano Nacional de Educação (2014 a 2024) o planejamento educacional quanto a formulação de agenda estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamentos para a correção de fluxos. Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, contextualizando os marcos históricos na Educação do Brasil, no que tange acompanhar as relações entre o planejado, discutido e realizado, reconhecendo se as ações são pautadas ou não na democratização, seguidas da determinação constitucional e do direito social da educação básica brasileira, sem desvios ou rupturas. Espera-se com a temática explicitada abrir espaços e reflexões na busca da consolidação de um sistema nacional de educação pública, gratuita, laica, democrática, não excludente e de qualidade socialmente referenciada.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1083 PROPOSTA DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL PARA ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 2023-05-21T18:04:02+00:00 Geraldo Ranthum granthum@utfpr.edu.br Guataçara dos Santos Junior guata@utfpr.edu.br <p>Este artigo apresenta a proposta de desenvolvimento de um sistema computacional para o acompanhamento de egressos da Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> visando apoiar as atividades de gestão deste nível de ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES). As funcionalidades parciais obtidas viabilizam a extração automática de informações do sistema acadêmico das Instituições e dos Currículos Lattes sem a necessidade de acessar o <em>site </em>que as disponibilizam. Os procedimentos para implementação do sistema foram: revisão da literatura, análise em portais de egressos das IES, definição de funcionalidades e implementação. O sistema proposto pode contribuir com as ações gerenciais e subsidiar estratégias que permitam ampliar a percepção da realidade qualitativa dos Programas de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> podendo também ser utilizado pelas IES brasileiras interessadas na temática, mediante ajustes pontuais do <em>software</em> às Tecnologias da Informação de cada Instituição.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1084 O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP) 2023-05-21T18:12:39+00:00 Juliana Oliveira Coutinho juliana.coutinho@unesp.br Vanessa Cruz de Castro vanessa.c.castro@unesp.br Thaís Cristina Rodrigues Tezani thais.tezani@unesp.br <p>No contexto educacional pós-pandemia da Covid-19 é relevante identificar são as lacunas e dificuldades acadêmicas que os estudantes do Ensino Fundamental – anos iniciais apresentam. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma análise comparativa dos índices do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP) nos anos de 2019, 2021 e 2022 no que tange o componente curricular de Língua Portuguesa. Além da análise dos dados, se fez pertinente considerar os caminhos metodológicos adotados neste período associando-os aos impactos nas aprendizagens. Apesar de ações pedagógicas já tomadas terem possibilitado pequena melhoria, o caminho para recuperar o que se perdeu nesse período ainda é longo, pois é preciso pensar nas turmas já avaliadas e nas que ainda serão. Portanto, há que se olhar para os dados e pensar em possiblidades e delineamentos teórico-metodológicos coerentes com o momento atual.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1085 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO CAMINHO PARA O ENSINO EFICIENTE NA REDE DE ENSINO DO AMAZONAS 2023-05-21T18:22:23+00:00 Ronilda Rodrigues ronilda.silva@seduc.net Elsilene Nogueira elsilen.nogueira@seduc.net Sander José Couto da Silva sandercouto@gmail.com Yamille Azevedo Coelho yamillea.1970@seduc.net <p>Criada em 2020, a Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas - AVAM, é um mecanismo para medir o aprendizado e a partir do resultado, traçar estratégias de recuperação. O objetivo deste trabalho é apresentar esta política e seus reflexos no planejamento das ações da Secretaria. É uma pesquisa qualitativa com fundamentação bibliográfica e documental. Espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Avaliação da Aprendizagem e as possibilidades de ações para garantir o direito à educação. Os resultados evidenciaram que a modalidade remota para os estudantes da educação básica não foi eficaz, pois as escolas obtiveram desempenho inferior a 30%, o que sinaliza a urgência em um trabalho de recuperação. A SEDUC implantou a partir de 2020 o Programa de Recuperação de Aprendizagem, contemplando várias estratégias que podem contribuir para que as lacunas sejam sanadas. Faz-se necessário realizar novos estudos a fim de averiguar os resultados dessas ações.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1109 QUESTIONÁRIO DO ENADE PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURAS 2023-05-22T17:41:25+00:00 Marcelo Franca Alves marcelo@marcelo.global <p>Os objetivos desta pesquisa foram analisar a trajetória da estrutura dos Questionários do Estudante para alunos de Licenciatura (QE-L) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e verificar o perfil desses estudantes. Para isso, foram analisados todos os QE-L. A partir dos microdados disponibilizados publicamente pelo MEC/INEP foram realizadas análises automatizadas por algoritmos computacionais escritos em Linguagem de Programação Python, além das análises de conteúdo. Dentre os principais achados da pesquisa destaca-se a continuidade da estrutura dos QE-L, havendo poucas alterações entre as diferentes edições, a satisfação dos alunos das licenciaturas na escolha do seu curso e a intenção da maioria desses alunos em atuar na área de formação do seu curso. Sugere-se ao MEC/INEP acrescentar questões que verifiquem a motivação para migração de grande parte dos alunos de licenciaturas da modalidade presencial para a EAD.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1074 O CONCEITO DE LETRAMENTOS E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA 2023-05-21T03:20:21+00:00 Ana Angélica Miranda Veloso veloso.ana@ufvjm.edu.br <p>O conceito de letramento é realizado de forma equivocada, buscando-se definir algo que possui, na verdade, múltiplos sentidos. Dentre esses significados e aspectos de letramentos, encontra-se o letramento literário, cuja aplicação na escola é importante, sobretudo considerando a relevância da leitura. O objetivo do texto, portanto, é analisar diversidade de conceitos de letramentos e como pode ser realizado o letramento literário em sala de aula. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica. Espera-se, com este estudo, contribuir para a observância das práticas de letramento na Educação Básica, considerando a importância do hábito de ler e do gosto da leitura.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1075 LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL 2023-05-21T03:26:21+00:00 Ueliton André dos Santos Silva ueliton_andre@hotmail.com <p>O presente estudo busca estabelecer uma reflexão a respeito dos impactos do racismo sobre os grupos e indivíduos alvos desse fenômeno no contexto brasileiro. Assim, em um primeiro momento realizamos uma breve exposição histórica acerca do racismo e suas mutações ao longo do tempo. Em um segundo momento, apresentamos o letramento étnico-racial como um campo fértil para a construção de uma educação crítica e reflexiva acerca das questões étnicas e raciais. A metodologia adotada para a construção do presente trabalho foi a metodologia de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e de caráter descritivo.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1115 A PRODUÇÃO DA MAQUETE NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM GEOGRÁFICA 2023-05-22T19:46:42+00:00 Larissa Cerqueira dos Santos santoslary097@gmail.com Lívia Dias de Azevedo santoslary097@gmail.com <p>O presente trabalho faz uma análise sobre a importância da produção da maquete para o processo de ensino-aprendizagem geográfica nas turmas do 2º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual da cidade de Feira de Santana-Bahia, durante as atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) em 2022. A metodologia utilizada buscou inserir nas aulas de Geografia práticas de ensino que visam aprimorar as habilidades dos estudantes, a atividade também possibilitou que eles se organizassem em grupos para elaborar o trabalho e compartilhar suas experiências. Os resultados foram importantes para compreender o desenvolvimento dos discentes durante a produção das maquetes, vale salientar que a criatividade foi representada pela escolha dos materiais, cores, modelos, evidenciando dedicação, organização, coerência e originalidade na produção das representações visuais.</p> 2023-05-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq