DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Plano Nacional de Educação, Coordenação Federativa da União, Participação Social

Resumo

O texto aborda os processos de elaboração, monitoramento e avaliação dos planos decenais de educação no Brasil, na segunda década dos anos 2000, tendo como categorias de análise a coordenação federativa da União e a participação social. Os resultados evidenciam que as instâncias de cooperação federativa, criadas pelo governo brasileiro a partir de 2010, contribuíram de forma decisiva para a aprovação de planos decenais em 99% dos entes federativos brasileiros e que o enfraquecimento e posterior extinção de tais instancias fragilizou o monitoramento e a avaliação desses planos, incidindo diretamente sobre a consolidação do sistema nacional de educação.

Biografia do Autor

Elisangela Alves da Silva Scaff , Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo. Coordenadora da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG). Professora Associada II do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Docente da Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Pesquisadora Produtividade nível 2 do CNPq. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Scaff , E. A. da S. . (2022). DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.xvii-xxvi. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1023