CAMINHOS POSSÍVEIS À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

A EAD COMO DIMENSÃO SIGNIFICATIVA

Autores

Palavras-chave:

Educação à distância, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Currículo, Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir a respeito de considerações realizadas a partir de uma pesquisa sobre o currículo para o curso de licenciatura em pedagogia EaD, objeto da dissertação de mestrado intitulada “O curso de licenciatura em pedagogia EaD da Universidade Federal de São Carlos: reflexões sobre o currículo”. De abordagem qualitativa, com base em documentos legais e dados obtidos de pesquisas a partir do estado do conhecimento, este artigo ressalta caminhos possíveis para que a educação à distância se configure como uma dimensão significativa para a formação de professores para a educação básica, especificamente no referido curso ofertado pela Universidade Federal de São Carlos. Ressalta-se que, mesmo no contexto de permanências quanto a estruturação do currículo e estágio supervisionado, por exemplo, é possível uma prática pedagógica que desafie os obstáculos inerentes à educação superior ofertada à distância, contribuindo para a formação de professores no Brasil.

Biografia do Autor

Ione Barbosa Fonseca, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Fonseca, I. B. . . (2022). CAMINHOS POSSÍVEIS À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: A EAD COMO DIMENSÃO SIGNIFICATIVA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.266–270. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1047

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RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR