PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Monitoramento, Avaliação, Planejamento Educacional, Plano Municipal de Educação, Região sul

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre o planejamento educacional na região sul. Este trabalho faz parte de um trabalho maior que abrange as cinco regiões do Brasil sobre a temática e é desenvolvido pelo Geplage, grupo de estudos da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Conforme a metodologia qualitativa, buscou-se no período de 2015 a 2020 trabalhos nas plataformas Capes teses e dissertações, Capes periódicos, Anpae, Anped, Scielo e BDTD sobre a região sul e seu monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação. Encontrou-se um total de sete trabalhos, sendo um do estado de Santa Catarina, quatro do Paraná e dois do Rio Grande do Sul. A análise dos trabalhos foi realizada a partir de um esquema paradigmático de quatro níveis: técnico, metodológico, teórico e epistemológico. Os trabalhos apresentaram desafios na efetuação dos PMEs, no cumprimento das metas e no processo de monitoramento e avaliação.

 

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Viviane da Silva Silveira, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Lucas Bogoni , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Santos , J. M. O. ., Silveira, V. da S. ., Bogoni , L. ., & Lima, P. G. (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.57–70. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1028

Edição

Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)