AS NOVAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNC-FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a implementação da Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores de Educação Básica (BNC-Formação) nos cursos de Pedagogia das instituições públicas e privadas no município de Sorocaba/SP, considerando o período de 2019 a 2023, prazo legal para implementação previsto na Resolução n° 2 de 20 de dezembro de 2019. Trata-se de pesquisa qualitativa e tem como eixo teórico-metodológico o levantamento bibliográfico especializado sobre a temática e a análise documental. Como instrumento de coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos de Pedagogia em atuação no período delimitado. A análise de conteúdo será utilizada para compreensão das falas e devolutivas dos respondentes. Trata-se de pesquisa em andamento, cuja discussão sobre o processo de implementação das novas diretrizes poderão demonstrar, na percepção dos respondentes da pesquisa, os resultados quanto a preparação efetiva dos docentes para o adequado exercício da profissão.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba). Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP. Membro do GEPLAGE.

Paulo Gomes Lima , Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba)

Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba).

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Dias, A. R. M. . ., & Lima , P. G. . (2021). AS NOVAS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNC-FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.260–264. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1005

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RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR