EXPERIÊNCIA COM PODCAST NA PANDEMIA

VOZES NEGRAS, IDENTIDADES E A LEI 10.639/03

Autores

Resumo

O presente relato de experiência visa apresentar uma proposta pedagógica alicerçada nas diretrizes da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África, dos africanos e dos seus descendentes afro-brasileiros. O podcast Vozes Negras foi uma ferramenta educacional desenvolvida durante a pandemia da Covid-19, mostrando-se uma alternativa de aproximação, ainda que virtual, de docentes e discentes, com a temática étnico-racial. O podcast, inicialmente pensado como ação especial para o Dia da Consciência Negra, desenvolveu-se e chegou a dez episódios, partindo da premissa das experiências vivenciadas por um grupo de docentes e servidoras negras de uma escola municipal paulistana e passando para o destaque a personalidades negras de diversas áreas, cujas vozes, muitas vezes, foram silenciadas pelo racismo. A instituição escolar é um espaço privilegiado para as discussões étnico-raciais e, em meio a situação pandêmica, cabe à educação pública não se furtar deste debate, nem dessa possibilidade tecnológica.    

Biografia do Autor

Aimê Heloina Candido da Silva Santos , Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

Professora de ensino fundamental I da rede pública municipal de São Paulo; Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC).

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Santos , A. H. C. da S. . (2021). EXPERIÊNCIA COM PODCAST NA PANDEMIA : VOZES NEGRAS, IDENTIDADES E A LEI 10.639/03. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.292–303. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1009

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN