O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CERQUILHO/SP

QUALIDADE, GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA PERCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS

Autores

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação, Gestão democrática, Qualidade, Participação, Cerquilho/SP

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Cerquilho/SP, quanto a qualidade, gestão democrática e participação na atuação deste conselho gestor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 4 respondentes, sendo 02 membros titulares e 02 suplentes. As entrevistas intercorreram individualmente de modo virtual, via plataforma “Google Meet”, agendadas conforme a disponibilidade dos entrevistados. Todas as entrevistas foram autorizadas a gravação em áudio e em seguida foram transcritas e tabuladas. Na percepção dos conselheiros avançou-se consideravelmente em relação aos processos democráticos no interior do CME, contudo compreende-se que ainda demanda mais esforços e encaminhamentos.

Biografia do Autor

Viviane da Silva Silveira, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba/SP, membro    do GEPLAGE -Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Salto de Pirapora.

Aimê Heloina C. da Silva Santos, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre   pelo   Programa   de   Mestrado   Profissional   em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, membro do GEPLAGE -Grupo   de   Estudos e Pesquisas   Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e Professora de Ensino Fundamental I da Rede Municipal de São Paulo.

Referências

ALMENARA, G. R. V.; LIMA, P. G. A qualidade socialmente referenciada e a gestão democrática. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v. 1, n. 1, p. 39-46, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/5. Acesso em: 17 jul. 2021.

ARRETCHE, M. T. S. Mitos da Descentralização: mais Democracia e eficiência das políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais. n. 31, p. 44-46, 1996. Disponível em: http://www.anpocs.com/images/stories/RBCS/rbcs31_03.pdf. Acesso em: 09 jul. 2021.

AZEVEDO, J. M. L. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. RBPAE –v. 27, n. 3, p. 361-588, set./dez. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/26412/15404. Acesso em: 17 jul. 2021.

BORDIGNON, G. Gestão da Educação no Município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

CERQUILHO. Lei Municipal nº 2.122, de 15 de abril de 1998. Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Educação e dá providências correlatas. (Redação dada pela Lei Municipal nº 2.714, de 2006). Disponível em: https://www.legislacaodigital.com.br/Cerquilho-SP/LeisOrdinarias/2122. Acesso em: 19 abr. 2021.

CERQUILHO. Lei nº 3.158, de 17 de junho de 2015. Plano Municipal de Educação para o decênio 2015/2025. Disponível em: https://www.educacao.cerquilho.sp.gov.br/pme2015/pme2015.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

CURY, C.R.J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. RBPAE -v.23, nº 3, p. 483-495, set./dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19144/11145. Acesso em: 17 jul. 2021.

ENTREVISTAS. Roteiro semiestruturado de questões. Aplicado aos conselheiros municipais de educação de Cerquilho/SP no ano de 2021. Não disponível on-line.

GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 14, p. 27-38, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2021.

GOHN, M. G. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e sociedade, v. 13, p. 20-31, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/dGnqs6Q5RZbKgTNn54RRBNG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2021.

LIMA, P. G.; ALMENARA, G. V. R.; SANTOS, J. M. O. Conselhos municipais de educação: participação, qualidade e gestão democrática como objeto de recorrência. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 18, n. 57, jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23933/22808. Acesso em: 17 jul. 2021.

MONLEVADE, J. A. A importância do conselho municipal de educação na elaboração, implantação e acompanhamento da execução do plano municipal de educação. In.: CURY, C. R. J (Org.). Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Pró-Conselho: caderno de referência. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 32-43, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pro_cons/caderno_referencia.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.

SILVA, M. A. C. Conselho Municipal de Educação de Uberlândia-MG: possibilidades na democratização da educação Municipal (2009-2012). Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Uberlândia, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13921/1/ConselhoMunicipalEducacao.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.

TEIXEIRA, Lucia Helena G. Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, p. 691-708, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/zMkbr6WtMdPf86zyXBKCFMK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2021.

TEIXEIRA, Lucia Helena G. Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, p. 691-708, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/zMkbr6WtMdPf86zyXBKCFMK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Silveira, V. da S. . ., & Santos, A. H. C. da S. . . (2022). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CERQUILHO/SP: QUALIDADE, GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA PERCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.252–256. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1044

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN