PANDEMIA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE:

UM OLHAR SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO

Autores

Palavras-chave:

Curso de Extensão, Ensino Superior, Educação a Distância.

Resumo

O atual período pandêmico evidenciou a urgência do papel social das Universidades Públicas, representado pela Extensão, que se popularizou. O presente artigo tem como objetivo analisar e catalogar definições de alunos(as) sobre a Extensão Universitária, em contexto de realização de um curso remoto de extensão. Essa pesquisa foi constituída a partir de um estudo de caso, realizado com 44 educandos que participaram desse curso, tendo a metodologia de análise do conteúdo como ferramenta analítica dos dados recolhidos. Os resultados mostraram a cacofonia social acerca da própria significação, do papel e da importância desse importante pilar do Tripé Universitário. Por meio dessa investigação, é possível compreender como a Extensão Universitária pode ser representada socialmente. A partir dessa compreensão, visa-se incentivar a promoção de interações verdadeiramente transformadoras entre a Sociedade e a Universidade.

Biografia do Autor

Lucas Barroso, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é licenciado em História pela Universidade Candido Mendes (UCaM) e bacharelando em História também pela UFRJ.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Barroso, L. . (2024). PANDEMIA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: : UM OLHAR SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.295–304. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1156

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR