A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS INDÍGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Atuação do profissional indígena. Alfabetização. Surdez.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi sensibilizar a relação entre a atuação do profissional indígena e a educação escolar indígena é um campo novo e complexo de averiguação, marca a barreira ainda não definidas entre dois campos de conhecimento em construção. O artigo irá salientar os discursos acerca da educação diferenciada indígena, educação de pessoas surdas e a atuação do profissional indígena. Os possíveis pesquisas apontarão a necessidade de criação de espaços de diálogo junto à comunidade escolar indígena, para que a questão da educação de pessoas surdas seja discutida e construída de maneira positiva para sanar o atual dificuldade do aluno indígena surdo e o profissional indígena, sabendo se que a carência de recursos e de professores fluentes em libras intervém na comunicação entre educador e educando, refletindo assim no processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Fauli José Augusto Mendes Adão, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICS)

Graduado em Ciências Biológicas. Especialização em Educação para Surdos. Interprete/professor na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Pós-Graduação em Ciências e Matemática (Em andamento) e docente da disciplina de Ciências para o Ensino Fundamental no Colégio Porto dos Bandeirantes.

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICS)

Professora pesquisadora na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Docente do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em CTS (NIEPCTS) .

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Adão, F. J. A. M., & Maciel, M. D. (2020). A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS INDÍGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.768–771. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/745

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL