DEU A LOUCA NO MUSEU

Autores

Palavras-chave:

Escola de tempo integral. História. Memória. Museu. Educação.

Resumo

Abordamos no presente artigo um relato de experiência sobre a disciplina eletiva “Deu a louca no museu” trabalhada ao longo de um semestre em uma escola de tempo integral, Centro de Ensino em Período Integral (CEPIs) na cidade de Goiânia (Goiás). Apresentamos uma concepção de escola integral de tempo integral e em seguida, uma análise teórica da instituição dos CEPIs no estado de Goiás a partir dos ordenamentos legais. A escola em tempo integral em Goiás tem por finalidade produzir impactos positivos na qualidade da educação. Posteriormente abordarmos a disciplina eletiva com suas discussões, montagem, planejamento e execução, cuja culminância foi a montagem de um museu onde buscamos descrever o trabalho educativo desenvolvido no âmbito da escola de tempo integral. A experiência vivenciada pelos/as estudantes pode contribuir para ampliação da formação humana, no sentido de produzir cultura, socializando aquilo que foi produzido historicamente.

Biografia do Autor

Aline Ferreira Antunes, UFG

Doutoranda pelo programa de pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais.

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Uberlândia.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Antunes, A. F., & Antunes, M. F. de S. (2020). DEU A LOUCA NO MUSEU. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.804–814. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/759

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALID.