AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

UMA REALIDADE?

Autores

Palavras-chave:

desigualdes sociais., educação superior, ações afirmativas

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir as políticas de ações afirmativas realizadas pelo governo federal brasileiro, destinadas a melhorar os índices de acesso ao ensino superior pelas classes sociais desfavorecidas a partir da década de 1990. Como estudo reflexivo, esse estudo tem caráter exploratório, por meio de uma revisão de bibliografia e cunho qualitativo. Para efeitos de contribuição ou descobertas do estudos percebeu-se a fragilidade de políticas públicas que pretendem incluir, entretanto, sem modificar e/ou reorientar a estrutura da educação superior no Brasil. Nesse sentido, destaca-se que se o processo de inclusão social à educação superior é o objeto possível, a necessidade da população solicita uma educação superior não-excludente.

Biografia do Autor

Ione Barbosa Fonseca, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Campus Sorocaba

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-05

Como Citar

Fonseca, I. B. (2020). AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REALIDADE?. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.642–651. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/860

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR