O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CURRÍCULO

EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ, PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Construção democrática, Educação, Território

Resumo

O artigo objetiva apresentar os processos que compõem uma iniciativa de construção democrática do currículo por uma rede pública municipal de ensino. A pesquisa de natureza qualitativa tem sua abordagem no caso de estudo com foco na rede pública municipal de educação, na cidade de Almirante Tamandaré, Paraná/Brasil. As reflexões pautam-se em uma pesquisa participante associada a uma análise documental baseada em documento da administração municipal. Descrevem-se as etapas implementadas do programa Caravana da Educação envolvendo mais de 519 pessoas de diferentes segmentos da comunidade escolar na reflexão e construção coletiva do currículo, para a rede municipal de ensino, em uma perspectiva de educação integral. A rede pública municipal de ensino enfrenta desafios constantes que exigem planejamento e decisões coletivas para a formação de cidadãos críticos e participativos. Um currículo construído democraticamente, a exemplo do caso de Almirante Tamandaré, torna-se um instrumento importante no enfrentamento de tal desafio.

Biografia do Autor

Tatiana Tomal Brondani dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba).

Raquel Eugenio de Souza, UTFPR-Curitiba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba).

Hilda Alberton de Carvalho, UTFPR-Curitiba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR-Curitiba).

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Santos, T. T. B. dos, Souza, R. E. de, & Carvalho, H. A. de. (2020). O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DO CURRÍCULO: EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ, PARANÁ. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.472–483. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/879

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE