O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TIETÊ/SP

A CONSTRUÇÃO INICIAL DE UM OLHAR

Autores

Palavras-chave:

Educação, Tietê/SP, Conselho Municipal de Educação

Resumo

Os conselhos municipais de educação são órgãos colegiados responsáveis por mediar ações educacionais do município, podendo inferir sobre o seu destino. O objetivo desse trabalho é, a partir de uma breve caracterização do município de Tietê/SP (quanto as referências históricas, políticas, econômicas e educacionais e dados estatísticos concernentes a educação no município), discutir de forma preliminar o contexto de construção do Conselho Municipal de Tietê/SP: atos e marcos legais dentre outros. Trata-se de um recorte de um estudo maior a respeito dos Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLAGE). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais. Espera-se com este artigo contribuir para o desdobramento dos aspectos alusivos à educação no município de Tietê/SP e seu Conselho Municipal de Educação.

Biografia do Autor

Israel Mascarenhas, UFSCar/Sorocaba

Docente da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba / SP. Formado em Pedagogia. Participante do GEPLAGE –Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar –Sorocaba / SP. 

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Mascarenhas, I., & Lima, P. G. (2020). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TIETÊ/SP: A CONSTRUÇÃO INICIAL DE UM OLHAR. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.591–602. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/887

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN