O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL

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Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa Trabalho docente: relações de trabalho e de gênero, desenvolvido no IFNMG. A sua elaboração deu-se por meio da pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais, objetivando desvelar as questões históricas, econômicas e culturais que fundamentaram o processo de feminização do magistério no Brasil, bem como as possíveis consequências desse momento histórico para a construção da carreira docente.

Biografia do Autor

Ivy Daniela Monteiro Matos, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, pesquisando a área de gestão escolar e educacional. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisando a área de Sociologia do Trabalho e Profissão Docente. Atuou como professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). É professora de educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino e gestão escolar.

Joelma de Fátima Mendes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996), especialização em Didática pela Faculdade de Educação São Luís (S.P.)em 1998 e Especialização em supervisão Educacional pela Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes/2001. Possui ainda mestrado em Educação e Sociedade pela Universidade Presidente Antônio Carlos/Barbacena (2006) e atualmente é aluna do curso de Doutorado em Ciências da Educação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Matos, I. D. M., & Mendes, J. de F. (2021). O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.255–259. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/972

Edição

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RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 4 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RECORTES HISTÓRICOS