“SER CHAMADA DE PROFESSORA..."

A FORMAÇÃO COMO UM ELEMENTO CONSTITUINTE DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

Resumo

A constituição identitária das profissionais responsáveis pela educação e cuidado de bebês e crianças pequenas, em creches, é um tema importante para a elaboração de pautas formativas e de políticas educacionais voltadas à valorização da docência. Neste texto, discutimos aspectos da constituição identitária de professoras de educação infantil, trazendo à cena, histórias de vida e percursos profissionais de três docentes que vivenciaram importantes movimentos de mudança tanto no que se refere à legislação sobre Educação Infantil no país, como à reconfiguração do sistema municipal de ensino de São Paulo, em cumprimento ao disposto pela LDB 9394/ 1996. A pesquisa fundamenta-se em princípios e métodos da abordagem qualitativa, a saber: pesquisa bibliográfica e documental; entrevista não diretiva com foco na história de vida. A análise possibilitou compreender a importância da formação (inicial e continuada) no processo de desenvolvimento do sentimento de pertencimento  profissional – fator primordial à constituição das identidades docentes.

Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), Mestrado  (2015) e doutorado (2020) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinah de Educação, da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (Gepieifop- Unifesp). 

Claudia Meire Rodrigues, Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP na Educação Infantil e na faculdade Anhanguera no curso de Pedagogia, na Pós-graduação em Psicopedagogia e Didática da Alfabetização.

Referências

BRASIL, Lei N.9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasilense. 2005.

CIAMPA, A. C. Entrevista. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 14, n. 11, dez. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542006000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 02 maio 2021.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 18. ed. – São Paulo: Olho D’água, 2007.

PAULILO, M. A. S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista, Londrina, v.2, n.2, jul.- dez. 1999, p.135-148. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/n1v2.pdf. Acesso em 02 maio 2021.

SCHMEING, L. B. As especificidades da atuação docente para e com bebês e crianças de 0 a 3 anos: uma pesquisa com professoras em um Centro de Educação Infantil de São Paulo. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

SILVA, D. A. “Minha trajetória foi essa”... Identidades e formação das professoras de creche. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, 2016, p.209-224.

SILVA, D. A. De pajem a professora de educação infantil: um estudo sobre a constituição identitária da profissional de creche. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16171. Acesso em 02 maio 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Silva, D. A., & Rodrigues, C. M. (2021). “SER CHAMADA DE PROFESSORA.": A FORMAÇÃO COMO UM ELEMENTO CONSTITUINTE DA IDENTIDADE DOCENTE . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.286–291. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/983

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 9 - EDUCAÇÃO INFANTIL