DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RACISMO E ENCAMINHAMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES E PROMOÇÃO RACIAL EM MOÇAMBIQUE

Autores

Resumo

Em Moçambique, a problemática racial é-nos apresentada a partir da perspectiva dos negros, com a sua base histórica muito bem clara. Desde o indicador de aceitação, o racismo deve ser visto como um conflito entre sociedades que imperam sobre a sua identidade e que os resultados dessa imperatividade são fundamentados pelos desafios de cada contexto, onde a subordinação eternaliza a dependência de um povo para com o outro. Para melhor elucidar esta reflexão com base no contexto de referência nesta temática que é Moçambique, em 2017, o filósofo moçambicano Severino Nguenha numa das suas comunicações se dirigiu nos seguintes termos: Deve haver um empoderamento do povo negro, estreitamento das relações com os outros povos e países africanos, olhando para a perspectiva de inclusão. Fundamentou ainda que deve haver uma promoção da Igualdade Racial, daí a importância de políticas inclusivas e de protagonismo do povo negro, como iniciativas que promovam a Justiça e os Direitos Humanos “numa perspectiva de projectos comuns. Por outro lado, é preciso apostar em cooperações e intercâmbios no contexto das políticas públicas, do desenvolvimento e da educação. 

Biografia do Autor

André Máximo Nhantumbo , Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Referências

CASHMORE, E. et al. Dicionário de relações étnicas e raciais. Tradução de Dinah Kleve. São Paulo: Selo Negro, 2000.

GOMES, M. Educação Moçambicana: História de um Processo: 1962-1984. Maputo, Moçambique: Livraria Universitária, Universidade Eduardo Mondlane, 1999.

GOMES, N. L. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.

GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

HELLER, A. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

MÁRIO, M. &. NANDJA, D. A alfabetização em Moçambique: desafios da educação para todos, 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001462/146284por.pdf. Acesso em: 23 nov.2011.

MAZULA, B. Educação, Cultura e Ideologia em Moçambique: 1975-1985. Lisboa: Edições Afrontamento, 1995.

NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ROCHA, F. D. Processos identitários na trajectória de moçambicanos “brancos” em Maputo e Tete após a independência de Moçambique, 2018.

UACIQUETE, A. Modelos de administração da educação em Moçambique (1983- 2009), 2010. Disponível em: http://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2010001627. Acesso em: 27 nov.2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Nhantumbo , A. M. . (2021). DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RACISMO E ENCAMINHAMENTOS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES E PROMOÇÃO RACIAL EM MOÇAMBIQUE. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.xli-liii. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/990