EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E SEU DESENVOLVIMENTO NA EJA FUMEC DE CAMPINAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Comunitária; EJA; Desenvolvimento Educativo.

Resumo

Este artigo tem como intencionalidade trazer alguns aportes sobre a Educação Comunitária de uma maneira geral e especificamente na Fundação Municipal para Educação Comunitária - FUMEC em Campinas. No primeiro momento ele traz a criação da FUMEC e sua lei de criação autorizado pelo poder executivo. A distinção dos termos educação popular, educação social e educação comunitária. Em seguida, a origem do termo educação comunitária e sua conceituação na visão de alguns autores. A concepção da educação na proposta comunitária o OP- Orçamento Participativo com a participação da comunidade. A Educação Comunitária contextualizada voltada aos interesses comunitários. E por fim, a FUMEC tendo como finalidade, a formalização do processo educativo à Educação Comunitária. A partir da nova concepção de educação e da prática educativa, que se fez reconhecida por Paulo Freire como prática política, possibilita a conscientização dos direitos e da participação social.

Biografia do Autor

Noêmia de Carvalho Garrido , Fundação Municipal Para Educação Comunitária - FUME/Campinas

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás - Os - Montes- Alto Douro. Pesquisadora do grupo GEPLAGE da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Coordena a linha de pesquisa GEPESEJA/GEPLAGE da UFSCAR de Sorocaba. É professora na Fundação Municipal para Educação Comunitária. Atua nos seguintes temas: Educação, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos, e Educação SÓCIO-COMUNITÁRIA.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Garrido , N. de C. . (2021). EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E SEU DESENVOLVIMENTO NA EJA FUMEC DE CAMPINAS . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.179–190. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/998

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS