MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS NO MUNICÍPIO DE ITU/SP

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as ações de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Itu/SP, localizado na sub-região 1 da Região Metropolitana de Sorocaba, local epistemológico da pesquisa em desenvolvimento pelo GEPLAGE[1], apresentando a forma que iniciou-se o processo de monitoramento e avaliação do referido plano educacional, compreendendo a formação das equipes envolvidas, a participação (ou não) da sociedade, bem como a análise de relatórios com os devidos registros desse processo. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, deu-se através de análise documental a partir dos documentos do site PNE em movimento (BRASIL, 2022), que se constitui como a base principal de dados. Os resultados encontrados na pesquisa demonstram que monitoramento e avaliação embora sejam indissociáveis, apresentam lacunas nesse processo e a falta de dados específicos do município de Itu/SP disponíveis para análise, prejudicam a avaliação do alcance das metas.

 

[1] GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisa, Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado à UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Gomes Lima, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Pesquisa em desenvolvimento intitulada Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação da região metropolitana de Sorocaba/SP.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Licenciada em Pedagogia, Diretora de Escola da Rede Municipal de Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Daniele Xavier Ferreira Giordano, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Dias, A. R. M. ., Giordano, D. X. F. ., & Lima, P. G. (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS NO MUNICÍPIO DE ITU/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.34–47. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1063

Edição

Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)