n. 4 (2023): AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

					Visualizar n. 4 (2023): AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO  NO BRASIL

Avaliação e qualidade na educação é um dos temas centrais na atualidade no que tange o desenvolvimento de ações, planejamento e políticas públicas na Educação Básica e no Ensino Superior. Por suas finalidades e pelas formas como a avaliação é utilizada em âmbito nacional, envolve inúmeras contradições, uma vez que está vinculada aos índices e aos direcionamentos que surgem a partir das leituras e interpretações resultantes de análises realizadas.

A qualidade educacional que se busca, embora prevista nas bases legais, na prática e na estrutura da educação brasileira, apresenta-se como um termo polissêmico, carregado de interesses públicos e privados, muitas vezes empregados na contramão das necessidades do real desenvolvimento da escola e dos alunos.

O IV Colóquios de Políticas e Gestão da Educação (ONLINE) privilegia para 2023 o tema: “Avaliação e Qualidade da Educação no Brasil”. O objetivo dessa 4ª Edição, considerando os direcionamentos dos aspectos legais, especialmente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96 (BRASIL, 1996) é o de discutir e socializar pesquisas e reflexões quanto às formas, resultados e leituras de trabalhos existentes sobre avaliação e qualidade educacional. O desenvolvimento do evento recebe comunicações de trabalhos científicos quanto à temática e propõe encaminhamentos por meio de palestras, comunicações orais, painéis temáticos, apresentação de pôsteres e relatos de experiências em 10 eixos temáticos que contemplam pesquisadores, professores de pós-graduação, estudantes e estudiosos de temáticas correlatas.

Publicado: 2023-01-27