MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM/SP

Autores

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Monitoramento e avaliação, Controle Social

Resumo

Por meio da Lei nº 13.005/14, foi estabelecido que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar seus planos de educação, o objetivo desse artigo é analisar o monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo Plano Municipal de Educação de Votorantim/SP, tendo como recorte o período de 2015 a 2020, considerando a agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento, o fluxo de avaliação e encaminhamentos para correção de fluxos. A pesquisa será de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, tendo em vista: a) discutir os Planos Nacionais de Educação no Brasil e o processo de avaliação e monitoramento; b) estabelecer relações entre o Plano Municipal de Educação de Votorantim e o chamamento para a avaliação e o monitoramento. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar as Comissões de Avaliação e Monitoramento da Região Metropolitana de Sorocaba e do Brasil como um todo.

Biografia do Autor

Thiago de Melo Martins, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE-Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Professor no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba/SP.

Camila Vieira Genkawa Silva, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Supervisora de Ensino no Sistema Municipal de Ensino em Votorantim/SP.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Martins, T. de M., Silva, C. V. G., & Lima, P. G. (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS DO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.105–117. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1068

Edição

Seção

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)