CURRÍCULO CULTURAL

A POSSIBILIDADE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Daiana Machado UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Patricia Argenton Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Palavras-chave:

Formação de Professores, Currículo Cultural, Proposta Didático-metodológica

Resumo

Este relato de experiência emerge do encontro de docentes, a partir de uma disciplina de pós-graduação. O objeto foi descrever uma possibilidade coletiva, distante temporal e espacialmente, para caminhos didáticos-metodológicos, a partir dos estudos do currículo cultural na Educação Física. Foi organizado uma proposta didático-metodológica para diálogo e problematização a partir de saberes do pós-estruturalismo, pós-colonialismo, pós-modernismo, estudos culturais, teoria queer e multiculturalismo crítico, a fim de fomentar uma “pedagogia singular”. A metodologia utilizada se desenvolveu por meio de referenciais teóricos pós-críticos. Como caminhos preliminares, identificamos que não é tarefa fácil trabalhar o currículo cultural nas aulas de educação física, especialmente na formação inicial. Entretanto, os princípios éticos e políticos presentes no currículo cultural favorecem a enunciação dos saberes discentes. Esses princípios deixam de ser um elemento estruturante e tornam-se elementos indutores da prática pedagógica do professor e da professora.

Biografia do Autor

Daiana Machado, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora de Educação Física pela mesma instituição.

Patricia Argenton, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Machado, D., & Argenton, P. (2023). CURRÍCULO CULTURAL: A POSSIBILIDADE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.510–517. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1122

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES