POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO NORTE:

DIRETRIZES ATUAIS E PROBLEMATIZAÇÕES

Autores

  • Adriana Vilhena Monteiro UFSCar-Campus Sorocaba
  • Daniele Xavier Ferreira Giordano UFSCar-Campus Sorocaba

Palavras-chave:

Formação de professores. Políticas educacionais. Região Norte. Valorização docente.

Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa intitulada “Formação de Professores no Brasil, sob a coordenação do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação”, pertencente à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, campus Sorocaba, a partir de um estudo do tipo Estado do Conhecimento. Foram analisadas dissertações, artigos e produções acadêmicas localizadas nas plataformas BDTD, Periódicos Capes e SCIELO, publicados no período de 2020 a 2025, resultando em apenas oito trabalhos, número reduzido frente às 212 Instituições de Ensino Superior existentes na região. Os achados revelam fragilidades persistentes: ingresso ainda possível com formação em nível médio, ausência de cargos específicos para Educação Especial, desafios na formação de professores indígenas e insuficiências na preparação para a inclusão escolar. Conclui-se que a formação docente na Região Norte permanece atravessada por desigualdades estruturais e pelo distanciamento entre legislação e prática, exigindo políticas contextualizadas e equitativas.

Biografia do Autor

Adriana Vilhena Monteiro, UFSCar-Campus Sorocaba

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Técnica em Assuntos Educacionais – TAE na Universidade Federal do Acre – UFAC.

Daniele Xavier Ferreira Giordano, UFSCar-Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Vilhena Monteiro, A., & Xavier Ferreira Giordano, D. (2025). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO NORTE: : DIRETRIZES ATUAIS E PROBLEMATIZAÇÕES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 6(1), p. 37–53. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1204

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.