POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL:
HISTÓRICO E DIRETRIZES ATUAIS
Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas e revisões de literatura do tipo estado do conhecimento, as políticas de formação de professores na Região Sudeste do Brasil, tendo como recorte temporal o período de 2020 a 2025. Por meio de pesquisa qualitativa, foram mapeadas e analisadas produções acadêmicas em periódicos científicos, teses e dissertações vinculadas a instituições da região. Os resultados evidenciam que a produção acadêmica se concentra majoritariamente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com predominância de discussões sobre os impactos dos programas federais, as tensões decorrentes das diretrizes nacionais (como BNCC e BNC-Formação) e os desafios da formação continuada em contextos diversos. Destacam-se também lacunas relacionadas à formação de professores para modalidades específicas, como Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Quilombola. O estudo aponta para a necessidade de formulação e implementação de políticas formativas mais contextualizadas, articuladas e socialmente referenciadas.
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