SENTIDOS DE DIREITO E VALORIZAÇÃO NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ana Karolinna Rodrigues Moraes UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Aparecida Lima dos Santos UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0001-8106-4978

Palavras-chave:

Formação de professores, Direitos, Valorização

Resumo

O presente trabalho, em andamento, objetiva debater os documentos de políticas educacionais de formação docente tomando, como ponto de partida, a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Resolução CNE/CP 02/2019 (BNC-Formação) e a Resolução CNE/CP 01/2020 (BNC-Formação Continuada). A metodologia privilegia a abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa documental de caráter bibliográfico. Para a análise documental utilizamos a perspectiva pós-fundacional, buscando compreender que sentidos dos significantes direitos e valorização circulam nesses documentos e a que projetos podem estar associados. Os resultados parciais revelam que, nas políticas educacionais curriculares, o processo de fixação de sentidos busca disseminar e hegemonizar princípios de projetos que promovem a desvalorização docente.

Biografia do Autor

Ana Karolinna Rodrigues Moraes, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maria Aparecida Lima dos Santos, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora - Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Moraes, A. K. R. ., & Santos, M. A. L. dos . (2023). SENTIDOS DE DIREITO E VALORIZAÇÃO NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.359–369. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1100

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES