DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

SUPERANDO AS LACUNAS DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Formação de Professores, Ensino Colaborativo.

Resumo

Esse trabalho é resultado da formação inicial e continuada (FIC) ofertada pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais Campus Machado, intitulada Educação Especial e Inclusiva. A partir dos referenciais teóricos estudados no curso FIC, o referido trabalho objetivou: Discutir à luz do estado da arte os principais dilemas da educação inclusiva na formação dos professores. A partir dos textos de Mantoan (2011), Pletsch (2009), Cavalcante (2011), Castro (2023) e entre outros. Notamos que a Inclusão ainda é vista como algo complexo para os professores, pois alegam pouco conhecimento sobre Educação Inclusiva. Embora seja vista como desafiadora, a Educação Inclusiva é executável, pois existe uma legislação sólida sobre os direitos das pessoas com deficiência, ambas têm em comum a defesa do acesso ao saber, ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento pessoal. Então, a escola não deve ser um espaço que reproduz estigmas contra os educandos com deficiências. Ao invés disso, deve ser um ambiente onde esses estudantes terão acesso às diversas formas de aprender. Por essa razão, para que haja Educação Inclusiva a escola deve ser um ambiente de trabalho colaborativo, assim como siga a tríade presença, participação, e aprendizagem dos educandos.

Biografia do Autor

Flavia Moraes Cartaxo

Pedagogia UFCG-CFP. Especialista em Docência para Educação Básica UFCG-CFP

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Moraes Cartaxo, F. . (2024). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: : SUPERANDO AS LACUNAS DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.356–368. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1162

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

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