FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ORDENAMENTOS LEGAIS

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores/as. Formação continuada. Políticas educacionais. Contrarreforma educacional.

Resumo

A preocupação com a política de formação continuada de professores e professoras no cenário contemporâneo tem ganhado certa centralidade, apesar de não ser um tema novo no âmbito das políticas educacionais. O crescente número de produções acadêmicas a respeito dessa temática, nos últimos anos, é prova dessa centralidade. Os ordenamentos legais, editados a partir da década de 1990, consolidam essa centralidade em termos de políticas educacionais. Apontamos neste texto que a ampliação da pesquisa com esse enfoque está articulada com a contrarreforma do Estado e, por conseguinte, a contrarreforma educacional brasileira; trazendo indícios de que esta é considerada como parte fundamental no processo de reestruturação produtiva.

Biografia do Autor

Marina Ferreira de Souza Antunes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora adjunta da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Antunes, M. F. de S. (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ORDENAMENTOS LEGAIS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.701–712. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/765

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES