CONEXÃO COMUNIDADE-ESCOLA NO BAIRRO

POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PELO ESTUDO DO MEIO

Autores

Palavras-chave:

Estudo do Meio, Ensino de Geografia, Formação de professores

Resumo

Em uma das atividades desenvolvidas pelo PIBID na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi possível articular a educação ambiental com a metodologia do estudo do meio, uma das vertentes no ensino de geografia. O projeto atuou em uma escola em Votorantim-SP, próxima a uma área de preservação permanente (APP) com descarte inadequado de resíduos. O público-alvo foram os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, e a atividade rendeu seus frutos: o diálogo se estendeu às autoridades para buscar soluções ao problema apresentado. O objetivo de assimilar conceitos científicos fazendo a ponte teoria e prática foi atingido, mobilizando os alunos quanto as decisões que dizem respeito ao seu habitar e de intervir ativamente no cotidiano. A divulgação de metodologias de ensino com um retorno significativo para a comunidade se faz essencial para a valorização das políticas de formação de professores, fomentando novas contribuições à educação.

Biografia do Autor

Denise de Camargo Marcelino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Geografia (2015-2018). Atualmente é estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e na área da Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-22

Como Citar

Marcelino, D. de C. (2020). CONEXÃO COMUNIDADE-ESCOLA NO BAIRRO: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PELO ESTUDO DO MEIO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.853–862. Recuperado de https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/807

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES