DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO A PARTIR DO PPC DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES
Palavras-chave:
Licenciatura em Geografia. Currículo. Projeto Pedagógico de Curso.Resumo
O presente estudo analisa o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob a perspectiva da formação de professores. Utilizando uma abordagem qualitativa e metodologia descritiva e exploratória, o estudo examina se o PPC da Unimontes busca formar profissionais com vivência prática e preparados para exercer a profissão. A pesquisa detalha os eixos de formação do curso: Formação Geográfica, Prática de Formação, Formação Geral e Pedagógica, e Estágio Curricular Supervisionado. Destacam-se disciplinas do eixo pedagógico, além das práticas de formação dentro do eixo de formação geográfica que visam aplicar habilidades didáticas. O Estágio Supervisionado é a culminância da formação prática, imergindo o aluno na realidade escolar. O estudo compreende que o PPC da Unimontes demonstra um esforço em integrar conhecimentos geográficos com uma sólida base pedagógica, visando formar um profissional crítico e engajado.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.